Ciclo menstrual: entenda as suas três fases

por Equipe Danone Nutricia 6 de janeiro de 2021 5 minutes

O ciclo menstrual é composto pela fase folicular, fase ovulatória e fase lútea

Você sabe quando o seu ciclo menstrual começa, quanto tempo dura e em qual época do mês fica menstruada? Se não, pode estar na hora de prestar um pouco mais de atenção ao seu corpo e entender como ele funciona.

O que é ciclo menstrual?

O ciclo menstrual é a série de mudanças pelas quais o organismo feminismo passa quando se prepara para uma possível gravidez. A cada mês, um dos ovários libera um óvulo. Enquanto isso, hormônios estão trabalhando para que o útero esteja pronto para abrigar o embrião caso haja fecundação.

Quando não ocorre fecundação, o útero descama, provocando a perda de sangue que toda mulher conhece bem: a menstruação. Ela ocorre uma vez por mês e, geralmente, dura de quatro a oito dias.

O ciclo menstrual costuma durar 28 dias, mas pode chegar a até 40 dentro dos padrões considerados normais. Ele começa logo após o fim da menstruação e termina no último dia de sangramento.

fases do ciclo menstrual

O ciclo menstrual é dividido em quatro fases. São elas:

Fase folicular

O primeiro dia da menstruação é, também, o primeiro dia do ciclo menstrual. O fluido eliminado contém sangue, células do revestimento do útero (células endometriais) e muco. Ela dura, em média, de quatro a oito dias. Nesse período, ocorre uma queda dos dois principais hormônios femininos: progesterona e estrógeno.

Depois que a menstruação continua, a fase folicular se estende até o início da ovulação. Nesse período, a hipófise, uma glândula localizada na base do cérebro, começa a produzir o hormônio FSH, que leva o ovário a amadurecer seus óvulos.

Conforme os óvulos vão amadurecendo, o ovário começa a liberar maiores quantidades de estrogênio, responsável por preparar o revestimento do útero para uma possível gravidez.

Fase ovulatória

A ovulação ocorre cerca de duas semanas após o início da menstruação. Em ciclos de 28 dias, o óvulo maduro é liberado por volta do dia 14 do ciclo. Nesta fase, os níveis de estrogênio continuam aumentando para que o corpo produza o hormônio luteinizante (LH, responsável por selecionar o óvulo mais maduro e fazê-lo sair do ovário. O óvulo liberado viaja pelas trompas até o útero, onde poderá ser fecundado. No útero, sobrevive cerca de 24 horas.

Fase lútea

Esta fase geralmente ocorre nos últimos 12 dias do ciclo. Durante a ovulação, o óvulo sai do seu folículo, mas o folículo rompido permanece na superfície do ovário. Assim, logo em seguida, na fase lútea, o folículo se transforma em uma estrutura conhecida como corpo lúteo. Essa estrutura começa a liberar mais progesterona, junto com pequenas quantidades de estrogênio.

Essa combinação de progesterona e estrogênio mantém o revestimento interno do útero, esperando que um óvulo fertilizado se implante nele. Se isso ocorre, começa a produção local de gonadotrofina coriônica humana (HGC), o hormônio detectado em um teste de urina para gravidez.

Mas se a gestação não ocorre, o corpo lúteo murcha e morre, por volta do dia 22 em um ciclo de 28 dias. A queda nos níveis de progesterona faz com que o revestimento do útero caia. Quando isso ocorre, a menstruação começa, assim como um novo ciclo.

como posso acompanhar meu CICLO MENSTRUAL?

A melhor forma de entender o seu ciclo menstrual é manter um registro em um calendário. Marque, todos os meses, a data de menstruação e conte os intervalos entre elas. Assim, você poderá definir quanto tempo dura o seu ciclo. Você também pode marcar a data final da sua menstruação, para entender quanto tempo ela dura.

Mulheres que têm o ciclo regular de 28 dias costumam estar férteis no décimo quarto dia, mas é sempre bom manter uma janela de segurança de três dias antes e três dias depois dessa data. Nesse período, é possível tentar engravidar.

Se o ciclo for mais longo ou mais curto, é preciso adaptar a conta. No entanto, nem sempre é fácil fazer isso. Existem aplicativos como o Clue que ajudam a acompanhar o ciclo e podem ajudar mulheres que estão tentando engravidar ou evitando ter filhos.

Além disso, também é importante ficar atenta aos sinais que o corpo dá. Durante a ovulação, o muco ou secreção vaginal se torna mais pegajoso ou transparente. Algumas pessoas também sentem cólicas em um dos lados da região pélvica quando ovulam. Essas indicações podem ajudar a entender quando você está no seu período fértil.

ciclo irregular: quando procurar o médico?

Para algumas mulheres, a menstruação vem quando bem entende. Por vezes, pode demorar mais de dias para vir e, no mês seguinte, vir em um período mais curto de tempo. A

menstruação irregular pode ser uma característica da mulher ou ser causada por algumas condições de saúde, como endometriose ou ovário policístico.

Toda mulher deve ir ao ginecologista para que seu ciclo menstrual seja avaliado, assim como os sintomas que ocorrem ao longo dele. Cólicas extremamente fortes, por exemplo, podem ser sinais de que há algo errado, como a presença de endometriose. Por isso, é importante visitar o médico regularmente e conhecer o próprio corpo, notando qualquer mudança tanto no ciclo, como nos sintomas.

 

Referências:

Mayo Clinic. Menstrual cycle: what’s normal, what’s not.

National Health Service. Periods and fertility in the menstrual cycle.

Office on Women’s Health. Menstrual cycle.

Serviço Nacional de Saúde. Menstruação.

Victoria State Government. Menstrual cycle.

LEIA MAIS