Cinco passos para manter a pressão arterial sob controle

por Equipe Danone Nutricia 19 de abril de 2021 5 minutes

A prática de exercícios, a manutenção do peso e a alimentação adequada são atitudes fundamentais para manter a pressão sanguínea sob controle

Um em cada quatro brasileiros tem hipertensão, segundo o Ministério da Saúde. Em muitos casos, o uso de medicação é recomendado como parte do tratamento, mas um estilo de vida saudável também é fundamental para manter a pressão sob controle.

A única forma de diagnosticar a pressão alta é aferir a pressão regularmente, ao menos uma vez ao ano. A aferição de pressão é recomendada em toda avaliação médica, independente da especialidade. 

A pressão sanguínea é determinada pela quantidade de sangue que o coração bombeia, e pela resistência ao fluxo sanguíneo nas artérias. Quanto mais sangue o coração bombear e mais estreitas forem as artérias, maior a pressão arterial. Seu valor é considerado normal quando está entre 9/6 e 12/8. Quando fica entre 12/8 e 14/9, pode ser que a hipertensão surja no futuro, caso as medidas adequadas não forem adotadas. Elas envolvem mudanças no estilo de vida relacionadas à alimentação e à prática de atividades físicas. 

Também segundo o Ministério da Saúde, uma série de fatores podem provocar a hipertensão, como as próprias características genéticas do indivíduo. O tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, colesterol alto e sedentarismo são fatores que também contribuem para esse aumento. 

Importante notar que a hipertensão é uma doença crônica que não tem cura, mas pode ser controlada. 

como controlar a pressão sanguínea

1 - Mantenha o peso sob controle

A pressão arterial geralmente aumenta com o aumento de peso. Assim, mantê-lo sob controle é uma das mudanças de estilo de vida mais eficazes para controlar a pressão. Para quem tem sobrepeso ou é obeso, perder alguns poucos quilos já pode ajudar. 

Além de perder peso, também é importante ficar de olho na cintura, pois o acúmulo de gordura em volta da cintura pode aumentar o risco de hipertensão.

2 - Exercite-se regularmente

A atividade física regular pode ajudar a manter a pressão sob controle. Ser consistente é importante, porque se o indivíduo parar de se exercitar, a pressão poderá subir novamente. 

Em casos de pressão elevada, a prática de exercícios físicos pode ajudar a prevenir casos mais graves de hipertensão. Já para os hipertensos que fazem uso de medicamentos, as atividades físicas ajudam a reduzir a pressão a níveis mais seguros.

Exercícios aeróbicos como caminhar, correr, andar de bicicleta, nadar ou dançar ajudam na manutenção da pressão. O treinamento de força também pode ajudar.

3 - Mantenha uma dieta saudável

Uma dieta rica em grãos, frutas, vegetais e laticínios com baixo teor de gorduras pode reduzir a pressão arterial. Aumentar o consumo de potássio e reduzir o de sódio é uma das estratégias importantes, pois o potássio diminui os efeitos negativos do sódio na pressão.

As melhores fontes de potássio são alimentos naturais, como frutas e vegetais. Já o sódio está presente no sal e em muitos alimentos processados. Leia os rótulos e prefira aqueles que contenham níveis menores desse mineral.

4 - Controle o estresse

O estresse crônico pode contribuir para a hipertensão. O estresse pontual, que não ocorre com frequência, também, principalmente se estiver associado a hábitos pouco saudáveis.

Se você está frequentemente estressado, é preciso buscar ajuda profissional, como de um terapeuta, e avaliar os motivos que estão gerando tanto desconforto, como problemas no trabalho, finanças ou família. 

A prática de exercícios físicos, além de ajudar a controlar a pressão, também ajuda a reduzir os níveis de estresse.

5 - Limite o consumo de álcool e não fume

O consumo de álcool em excesso pode aumentar a pressão arterial e, para quem toma remédios, reduzir os efeitos desses medicamentos. Por isso, beba com moderação sempre seguindo os conselhos do médico.

Já o cigarro é um dos maiores inimigos da pressão arterial. Parar de fumar ajuda a reduzir a pressão e diminuir o risco de apresentar doenças cardíacas. Assim, deixar o tabagismo de lado pode aumentar a sua expectativa de vida.

 

Referências:

Ministério da Saúde. Hipertensão (pressão alta): o que é, causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção.

Ministério da Saúde. 6 coisas que você precisa saber sobre a Hipertensão

Mayo Clinic. 10 ways to control high blood pressure without medication.

Mayo Clinic. High Blood Pressure (hypertension).

American Heart Association. What is High Blood Pressure? 

National Health Service. High blood pressure (hypertension). 

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