Como a menopausa pode afetar o seu humor

por Equipe Danone Nutricia 28 de agosto de 2020 5 minutes

Durante o período que antecede a última menstruação, mulheres estão mais sujeitas a ficarem ansiosas ou deprimidas

Além dos sintomas físicos da menopausa, como as famosas ondas de calor, a saúde mental também pode ser afetada pelas mudanças hormonais características do período. Portanto, se a sua última menstruação se aproxima e você está se sentindo deprimida, irritada ou chorando sem motivo, os hormônios podem ser os culpados.

De acordo com o Ministério da Saúde, a menopausa pode provocar alterações de humor, insônia, ansiedade e melancolia. Além disso, mulheres que já sofreram com problemas de saúde mental no passado são mais propensa a apresentar sintomas quando a última menstruação se aproxima.

Em casos mais sérios, a mulher pode ficar seriamente deprimida ou sofrer com transtornos psicológicos mais graves. Portanto, é preciso ficar atenta às variações de humor e não subestimá-las. A saúde mental é tão importante quanto a física em qualquer época da vida.

a culpa é dos hormônios

Por volta dos 40 anos de idade, a mulher entre no climatério, um longo período que pode durar até os 65 anos em média. Ele é marcado por alterações físicas e psicológicas, inclusive a menopausa, data em que ocorre a última menstruação.

Durante a menopausa, ocorrem alterações importantes em diversos hormônios, mas sobretudo nos níveis de estrogênio e progesterona, hormônios sexuais produzidos pelos ovários. Ocorrem, então, os principais sintomas físicos:

● Mudanças na frequência dos períodos menstruais

● Ondas de calor

● Sudorese noturna

● Palpitações no coração

● Calafrios

Já os principais sintomas emocionais das variações hormonais são:

● Tristeza

● Desânimo

● Irritabilidade

● Flutuações de humor

● Insônia

● Alterações de memória

saúde em cheque

Ainda que o enjoo na gravidez seja comum, em alguns casos a situação pode ser grave e consultar o médico é sempre importante. A hipemerese gravídica afeta uma em cada mil mulheres grávidas e inclui vômitos constantes, perda de peso, desidratação e pode ser muito séria. O tratamento envolve administração de líquidos intravenosos, cuidados com a nutrição e possível hospitalização.

Algumas mulheres também se preocupam com a possibilidade de o enjoo matinal afetar o bebê. Vômitos repetitivos podem esticar os músculos abdominais e causar dores localizadas, mas a mecânica física do vômito não prejudica o feto. Ele fica perfeitamente protegido e “almofadado” dentro do saco de líquido amniótico.

ansiedade e depressão na menopausa

Para mulheres que já sofreram com as consequências emocionais da tensão pré-menstrual (TPM), gravidez ou do período pós-parto, não é surpreendente que a menopausa traga tantas alterações de humor. No entanto, ansiedade e depressão não são condições que devem ser ignoradas.

Quando a situação é mais grave, a culpa nem sempre é dos hormônios. Sempre é aconselhável buscar ajuda profissional para entender a origem do problema e, é claro, tratá-lo.

Além disso, muitas mulheres que sofrem com sintomas mais sérios de depressão durante a menopausa já apresentaram sintomas no passado. Também é importante considerar que a meia-idade, período em que geralmente ocorre a transição para a última menstruação, é um momento que pode ser bastante estresse, incluindo cuidar de crianças, lidar com pais idosos, continuar segurando as pontas no trabalho e assim por diante.

como driblar os sintomas emocionais da MENOPAUSA

O acompanhamento profissional é fundamental durante a menopausa para tratar tanto os sintomas físicos, quanto os mentais. Além disso, veja o que você pode fazer:

● Conheça os principais sintomas da menopausa e esteja ciente de que podem provocar mudanças de humor;

● Monitore o seu humor, o seu padrão de sono e seus níveis de estresse;

● Se necessário, faça mudanças no seu estilo de vida, como praticar mais exercícios, dormir e comer melhor;

● Procure ajuda de amigas e parentes em quem confie;

● Saiba que vai passar! Os sintomas emocionais tendem a diminuir e provavelmente irão desaparecer com o tempo.

 

Referências:

Harvard Health Publishing - Harvard Medical School. Menopause and mental health.

MGH Center for Women’s Mental Health. Menopausal Symptoms.

Fundação Oswaldo Cruz. Aprendendo a lidar com a depressão e outros sintomas neuropsíquicos do climatério.

Ministério da Saúde - Conheça mitos e verdades sobre a menopausa

Ministério da Saúde - Climatério

LEIA MAIS