Nutrientes que podem impulsionar o sistema imunológico do seu filho

por Equipe Danone Nutricia 08 de outubro de 2020 5 minutes

O sistema imunológico de seu filho ainda está em desenvolvimento e continuará a se tornar mais forte e complexo até a idade adulta. Uma dieta equilibrada ajuda a fortalecê-lo. Saiba quais nutrientes desempenham um papel fundamental na saúde ao longo da vida e como garantir que seu filho receba a variedade de que precisa.

Fortalecendo o sistema imunológico de seu filho

O sistema imunológico do seu filho está continuamente mudando, se adaptando e se fortalecendo em resposta a fatores externos. A exposição ao ambiente externo ajuda o sistema imunológico a aprender como se defender e a desenvolver resistência a infecções. Os alimentos consumidos ajudam a manter suas defesas naturais, para que possam combater doenças com eficácia. Como pai e mãe, você pode ajudar fornecendo uma dieta saudável e equilibrada. Uma ampla variedade de alimentos ricos em nutrientes, bem como boas fontes de prebióticos, ajudarão a aumentar sua imunidade e contribuirão para sua saúde em longo prazo.

Confira os principais nutrientes e vitaminas que ajudarão a fortalecer o sistema imunológico de seu filho:

ferro

O ferro desempenha um papel fundamental na formação da hemoglobina, a proteína dos glóbulos vermelhos que transporta o oxigênio pelo corpo. Ele oferece suporte ao desenvolvimento cognitivo normal para crianças pequenas e a falta dele pode afetar o sistema imunológico. Na verdade, as crianças que não recebem ferro suficiente regularmente podem sofrer de uma função imunológica reduzida, o que as torna menos resistentes a infecções.

Incluir alimentos ricos em ferro, como carnes vermelhas, feijão e grão, na dieta saudável e equilibrada, pode ajudar o sistema imunológico. As crianças precisam de cerca de 5 vezes mais ferro em sua dieta para seu tamanho do que um adulto. Mas, mesmo com as melhores intenções, pode ser um desafio garantir que seu filho obtenha as necessidades diárias de ferro.

Tente incluir os seguintes alimentos ricos em ferro na alimentação para ajudar a fortalecer o sistema imunológico:

    Carne - especialmente carne vermelha

    Fígado - limite sua ingestão a uma porção por semana para evitar receber muita vitamina A

    Feijões

    Nozes

    Frutas secas, como damascos secos

    Integrais, como arroz integral

    Cereais enriquecidos para o café da manhã

    Farinha de soja

    Vegetais com folhas verdes escuras, como espinafre e couve

zinco

O zinco, um mineral encontrado em todos os tecidos do corpo, tem uma série de funções importantes. Além de auxiliar na criação de novas células e enzimas necessárias para apoiar o sistema imunológico das crianças, também ajuda a curar feridas

O corpo não armazena zinco, por isso é importante incluir boas fontes na dieta de seu filho todos os dias. Alimentos que contêm zinco incluem:

   Carne

    Leite

    Queijo

    Pão

    Produtos de cereal

Vitamina D2

 

A vitamina D desempenha um papel na função imunológica, no crescimento e na defesa do seu filho contra infecções. Também está ligada à prevenção de alergias.

A fonte mais eficaz de vitamina D é a luz solar - o corpo a produz quando os raios UVB atingem a pele. Também pode ser adquirida pela alimentação, mas o número de fontes de alimentos também é limitado em comparação com outras vitaminas, e mesmo as fontes mais ricas contêm quantidades insuficientes.

As fontes alimentares de vitamina D incluem:

    Peixes oleosos, como salmão e cavala

    Ovos

    Margarina enriquecida

    Cereais enriquecidos para o café da manhã (verifique o rótulo)

VITAMINA C

A vitamina C é necessária para que os glóbulos brancos combatam infecções e é um antioxidante natural. Ajuda a proteger as células e a manter seu filho saudável, ao mesmo tempo em que auxilia no processo de cura e aumenta a capacidade do corpo de absorver ferro.

Auxilie o sistema imunológico e a saúde geral de seu filho, incluindo alimentos ricos em vitamina C em sua dieta todos os dias. Estes incluem:

    Pimentas

    Brócolis

    Couve de Bruxelas

    Batatas doces

    Laranjas

    Kiwi

VITAMINA A

A vitamina A auxilia o sistema imunológico do seu filho, desempenhando um papel na geração de respostas de anticorpos e na função das células imunológicas.

Seu filho pode obter vitamina A de:

    Queijo

    Ovos

    Iogurte

Vegetais e frutas verdes e laranja-escuros - contêm betacaroteno, uma substância que o corpo pode converter em vitamina A. Boas fontes incluem cenoura, batata-doce, nabo, manga, espinafre, repolho verde-escuro e couve.

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próximos passos

Experimente estas ideias de refeições e lanches saudáveis para ajudar o sistema imunológico de seu filho à medida que ele se desenvolve:

    Espaguete à bolonhesa - servido com massa integral

    Atum e queijo derretido em triângulos de torradas integrais

    Ovos mexidos com tomates grelhados fatiados e pedaços de abacate

    Batata doce assada com purê de sardinha e milho 

    Iogurte natural com morango e banana picada

 

Fonte: https://www.aptaclub.ie/toddler/diet-and-nutrition/supporting-their-immune-system.html > acesso em Outubro de 2020

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