7 dicas para ficar bem hidratado durante o verão

por Equipe Danone Nutricia 19 de abril de 2021 5 minutes

Aplicativos para o celular ajudam a lembrar de beber água. Ficar atento a sinais de desidratação também é importante.

Nos dias quentes, o corpo perde mais água por meio da transpiração. Além de saciar a sede, beber água é fundamental para manter o corpo saudável, pois quase todos os principais sistemas do metabolismo dependem desse líquido precioso para funcionar. 

Mais da metade do peso do corpo humano é constituído por água, o componente fundamental de todas as nossas células. Ela é fundamental para regular a temperatura do corpo, que perde suor ao longo do dia, principalmente durante o verão. Quando fazemos esforços, como subir escadas ou correr, a perda também é maior.

Além disso, a água auxilia na digestão, dissolvendo os nutrientes presentes nos alimentos para que possam chegar até a corrente sanguínea, e fornece um meio para que as principais reações bioquímicas do organismo ocorram. A hidratação ainda ajuda a mandar mensagens elétricas entre as células para que realizem diversas ações, como o movimento dos olhos, e funciona como um lubrificante de articulações, medula espinhal e tecidos. 

No verão, também é preciso tomar cuidado redobrado com a hidratação da pele e do cabelo, pois a perda de água pode deixá-los ressecados. Quando não nos hidratamos o suficiente, também podemos ficar constipados. 

dicas de hidratação para o verão

Veja, abaixo, algumas dicas para ficar sempre hidratado no verão, principalmente nos dias mais quentes:

1 - Não espere sentir sede para tomar água

2 - Mantenha uma garrafinha de água sempre à mão

3 - Fique de olho na coloração e odor da sua urina, que deve ter cor clara e não ter cheiro forte

4 - Hidrate-se antes, durante e após exercícios físicos ou atividades que envolvam esforço ou gasto de energia

5 - Evite o consumo de álcool antes ou depois de praticar exercícios físicos e tome cuidado com o consumo em dias muito quentes

6 - Consuma pelo menos cinco porções de frutas e legumes por dia, principalmente os que hidratam, como melancia, abobrinha, pepino, tomate, abacaxi, pêssego e morango.

7 - Se você não tem o costume de beber água, programe despertadores no celular para lembrar de se hidratar ou utilize aplicativos que acompanham o consumo, como o Beba Água e o Lembrete de Água.  

Sinais de desidratação

A desidratação é uma condição que pode colocar a vida em risco, quando grave. Por isso, é preciso ficar atento aos sinais de alerta, como:

  • Dor de cabeça

  • Tontura

  • Fraqueza

  • Sonolência

  • Boca seca

  • Diminuição da quantidade de urina

  • Batimentos cardíacos acelerados

  • Câimbras

  • Menos elasticidade da pele

    Aproveite o verão e mantenha-se hidratado!

 

 

Referências:

Ministério da Saúde. Cuidados com a hidratação durante os dias de calor.

Ministério da Saúde. Confira a importância de cuidar da hidratação nos dias mais quentes.

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina. Desidratação é um dos principais problemas para os idosos durante todo o ano.

 

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