Estudo mostra que escovar os dentes pode reduzir riscos de diabetes

por Equipe Danone Nutricia 09 de novembro de 2020 5 minutes

A escovação dos dentes deve ser feita com frequência, pelo menos três vezes ao dia

Segundo um estudo feito na Coréia do Sul, escovar os dentes três vezes ao dia pode trazer benefícios além de um sorriso bonito, saudável e cheiroso. Os pesquisadores descobriram que problemas causados pela má higiene bucal podem aumentar as chances de diabetes, uma doença crônica que afeta a produção de energia no corpo. 

O estudo, publicado este ano por pesquisadores da Ewha Womans University College of Medicine, do Asan Medical Center e da Catholic University of Korea, coletou dados de saúde bucal de um sistema de seguros de saúde. Informações de mais de 180 mil pessoas foram analisadas. 

Além dos dados de saúde bucal, como a frequência de idas ao dentista, a pesquisa também coletou dados sobre níveis de açúcar no sangue e prescrições de medicamentos para diabetes durante um período médio de 10 anos.

Os resultados do estudo

O estudo constatou que ter gengivite ou um número maior de dentes perdidos ao longo dos anos estava relacionado ao aumento das chances de desenvolver diabetes. 

A gengivite é uma doença caracterizada pela inflamação das gengivas, causada por uma placa de bactérias que se forma naturalmente. Quando a placa não é removida pela escovação e uso de fio dental diariamente, produz toxinas que irritam a mucosa da gengiva. 

Já a perda dos dentes ocorre principalmente durante o envelhecimento, ou em casos de que a prevenção e os cuidados com a higiene bucal insuficientes. 

A Sociedade Brasileira de Diabetes reforça que o diabetes pode influenciar na saúde bucal, assim como as doenças da cavidade oral podem prejudicar o controle da glicemia. A doença periodontal, estágio mais avançado da gengivite, pode dificultar o controle da diabetes como qualquer outra infecção, além de estar relacionada ao descontrole do metabolismo -- o que também pode afetar os níveis de açúcar no sangue.

a importância de um sorriso saudável

A saúde bucal tem relação com a saúde geral, pois a boca interage com todas as estruturas do corpo. Segundo o Ministério da Saúde, condições causadas pela falta de higiene e cuidados podem provocar ou agravar doenças cardiovasculares e diabetes. 

A endocardite bacteriana, por exemplo, é uma infecção na válvula do coração causada pela presença de cáries nos dentes. As bactérias que formam a cárie “pegam carona” na corrente sanguínea e se alojam no coração, provocando infecções que colocam a vida em risco.

Portanto, manter a higiene da boca e dos dentes é fundamental em todos os estágios da vida. Veja aqui dicas para cuidar bem do seu sorriso e, em caso de dúvidas, procure um profissional da saúde. (linkar com texto Como cuidar da saúde bucal dos idosos). 

 

 

Referências:

Chang, Y., Lee, J.S., Lee, K. et al. Improved oral hygiene is associated with decreased risk of new-onset diabetes: a nationwide population-based cohort study. Diabetologia 63, 924–933 (2020). Disponível em: 

https://link.springer.com/article/10.1007/s00125-020-05112-9#citeas

National Health Service. Frequent teeth brushing may be linked with lower risk of diabetes. 

Ministério da Saúde. Saúde Bucal: Cuidado com os dentes é fundamental.

Sociedade Brasileira de Diabetes. Saúde bucal e diabetes. 

 

LEIA MAIS