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Exercícios físicos ajudam a prevenir problemas nas articulações no envelhecimento

por Equipe Danone Nutricia 14 de dezembro de 2021 5 minutos

A prática de exercícios fortalece os músculos, ossos e juntas, além de ajudar a manter o peso sob controle

Muita gente pensa que a prática de exercícios pode prejudicar as articulações. Mas, na verdade, a melhor forma de prevenir esses desgastes e garantir que as articulações se mantenham fortes e saudáveis ao longo do processo de envelhecimento é praticar atividades físicas.

As articulações estão localizadas no encontro de dois ou mais ossos, como nos joelhos, nos cotovelos, nos ombros e no quadril. Também chamadas de juntas, as articulações têm duas principais funções: manter os ossos juntos e permitir a movimentação do esqueleto.

As articulações podem ser danificadas por condições de saúde como a artrite e a artrose, ou pelo excesso de uso, o que provoca desgaste, dor, rigidez e inflamação.

O uso contínuo é justamente o argumento de quem acredita que os exercícios físicos danificam as articulações. Mas o raciocínio é justamente o contrário. Vamos entender?

Exercícios e articulações

Praticar exercícios fortalece os músculos, mantém a densidade óssea ao longo do envelhecimento e as articulações estáveis, provocando menos atrito entre as estruturas e, portanto, menos desgaste. Manter-se ativo também ajuda a manter o peso ideal, outro fator fundamental para evitar o desgaste.

Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, os exercícios de flexibilidade e equilíbrio, como yoga e tai chi chuan, ajudam a conservar a capacidade dos movimentos, preservando as articulações. Da mesma forma, os exercícios aquáticos são eficazes para fortalecer os músculos e, no envelhecimento, evitar fragilidade e quedas.

Por outro lado, para evitar lesões e proteger as articulações, é importante alongar o corpo, usar os calçados adequados na hora do treino e adotar as técnicas corretas. Por isso, o suporte de um preparador físico é fundamental para ter certeza de que você está executando cada movimento da forma correta. Com essas precauções, o exercício será seguro e benéfico às articulações.

Além disso, se você não tem o costume de praticar esportes, comece gradualmente, sem exigir demais do corpo. Aos poucos, vá aumentando a intensidade. Consulte um médico antes de dar início a uma nova rotina de exercícios.

Atenção à artrose

A artrose é o tipo mais comum de artrite e está entre as condições do envelhecimento que mais determinam a aposentadoria. Ela ocorre quando a cartilagem que reveste as articulações se desgastam, provocando dores no corpo ao fazer movimentos simples, como caminhar. Mãos, joelhos, coluna e a articulação que liga o fêmur à bacia costumam ser os principais locais afetados pela artrose.

A artrose pode ocorrer por diversas causas. A primária ocorre pelo uso excessivo de uma ou mais articulações e, portanto, é mais frequente no envelhecimento. Também pode ser causada por fatores genéticos, quando outras pessoas na família a apresentam.

A melhor forma de prevenir a artrose, assim como outros problemas nas articulações, é praticar exercícios e manter uma alimentação adequada para evitar o excesso de peso. Se possível, fortaleça os músculos e os ossos hoje para viver melhor no futuro.

Referências:

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.Exercícios ajudam a fortalecer ossos e articulações. Disponível em:

https://sbot.org.br/exercicios-fortalecer-ossos-articulacoes/

Harvard Health Publishing - Harvard Medical School. Exercise and your joints. Disponível em:

https://www.health.harvard.edu/newsletter_article/exercise-and-your-joints

Ministério da Saúde. Atividade física pode prevenir e aliviar dores nas costas e articulações. Disponível em:

https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-exercitar-mais/atividade-fisica-pode-prevenir-e-aliviar-dores-nas-costas-e-articulacoes

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