Gastrite: causas, sintomas, tratamento e prevenção

por Equipe Danone Nutricia 20 de abril de 2021 5 minutes

A gastrite é uma inflamação do estômago que pode ser controlada com mudanças na alimentação

Gastrite é um termo geral para um grupo de doenças com um fator em comum: a inflamação do revestimento do estômago, provocando sintomas como queimação, vômitos e dores abdominais.

A gastrite não é uma doença grave, mas é bastante incômoda e pode prejudicar a qualidade de vida e o dia a dia. O tratamento depende, principalmente, de mudanças na alimentação. Saiba mais:

O que é gastrite

A gastrite é qualquer inflamação da mucosa interna do estômago. Ela pode ser aguda, isto é, aparecer de repente, ou crônica. Nesse caso, a doença se instala aos poucos, causa sintomas gradativos e leva muito tempo para ser controlada.

As causas para o aparecimento da doença são diversas, como o uso prolongado de medicamentos que atacam o estômago e o consumo de álcool e tabaco. 

Ela também pode ocorrer como consequência de infecções bacterianas ou ser autoimune, ou seja, provocada pelo próprio corpo, que produz anticorpos que agridem e destroem as células gástricas do organismo.

sintomas da gastrite

A gastrite pode não provocar sintomas, principalmente quando é causada por infecções bacterianas. Quando os provoca, os mais recorrentes são:

  • Náusea

  • Estômago frequentemente irritado

  • Inchaço abdominal

  • Vômitos

  • Indigestão

  • Queimação (azia) no estômago, principalmente entre as refeições ou durante a noite

  • Soluço

  • Perda de apetite

  • Vômito ou fezes que contenham sangue 

diagnóstico DA GASTRITE: quando procurar o médico

Muitas pessoas que têm indigestão ou dor de estômago podem tentar tratá-los em casa, com mudanças alimentares. Mas é muito importante procurar um médico se os sintomas duram uma semana ou mais ou estão causando desconforto intenso. Também vá ao médico se achar que o quadro foi provocado por um medicamento, ou se seu vômito ou fezes contiver sangue (nesses casos, as fezes têm cor bastante escura, quase negra).

Os sintomas podem ser causados por diversos motivos e doenças. Por isso, o diagnóstico correto deve ser feito para tratar o problema e trazer alívio. Ele se baseia, em primeiro lugar, no exame físico e na análise do histórico clínico. Se julgar necessário, o médico irá solicitar exames como raio-X, endoscopia e exame de fezes.

como tratar a gastrite

O objetivo do tratamento é reduzir a acidez no estômago, responsável por muitos dos sintomas devido à inflamação do órgão. A forma de tratar varia de acordo com a causa e com os sintomas de cada um, podendo envolver o uso de medicamentos ou apenas mudanças no estilo de vida.

O tratamento pode envolver:

  • O uso de antiácidos e outros medicamentos para reduzir a acidez estomacal

  • Evitar alimentos picantes e quentes, que podem agravar os sintomas

  • O uso de antibióticos, caso a gastrite seja causada por bactérias

  • Eliminar da dieta outros alimentos que provoquem irritação, como lactose e glúten

  • Evitar ou reduzir o consumo de álcool

  • Parar de fumar

COMO prevenir as crises de gastrite

A adoção de bons hábitos pode prevenir as crises de gastrite. O primeiro passo é prestar atenção à alimentação, preferindo fazer refeições menores e mais frequentes, em vez de comer muito poucas vezes por dia. Mastigue bem os alimentos e coma tranquilamente.

Evite alimentos que possam irritar o estômago, como café, chocolate, refrigerantes, chá mate, sal em excesso, bebidas alcoólicas e frituras. Dê preferência a frutas menos ácidas, verduras e carnes magras.

Também é importante controlar o estresse, que pode provocar gastrite nervosa, ou seja, quando os sintomas são de fundo emocional, e não necessariamente provocados por uma inflamação do estômago.

Em caso de dúvidas, consulte sempre o seu médico.

 

Referências: 

Ministério da Saúde. O que é “gastrite nervosa”?

Ministério da Saúde. Gastrite.

BVS Atenção Primária em Saúde. O que é gastrite? Quais as causas e sintomas?

Web Medical Team. What Is Gastritis?

National Health Service. Gastritis.

Mayo Clinic. Gastritis.

 

LEIA MAIS