Hipertensão: entenda tudo sobre pressão alta

por Equipe Danone Nutricia 06 de outubro de 2020 5 minutes

Saiba o que é, como diagnosticar, como tratar e sobretudo como prevenir a hipertensão

A pressão alta, ou hipertensão, é uma doença silenciosa que pode ser fatal. Ela provoca um esforço mais intenso do coração para bombear sangue para o corpo, aumentando os riscos de enfartes, aneurismas e outros acidentes.

A pressão alta é uma condição sobretudo genética em 90% dos casos, mas vários fatores a influenciam -- principalmente alguns hábitos inadequados. Abaixo, tiramos todas as suas dúvidas sobre a hipertensão:

O que é hipertensão

A hipertensão é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias (vasos sanguíneos que carregam sangue a partir dos ventrículos do coração para todo o corpo).

A pressão sanguínea é determinada pela quantidade de sangue que o coração bombeia, e pela resistência ao fluxo sanguíneo nas artérias. Quanto mais sangue o coração bombear e mais estreitas forem as artérias, maior a pressão arterial. O estreitamento das artérias faz o coração bombear com mais força, dilatando-se e danificando as artérias.

A pressão sanguínea é medida por dois principais números, como o famoso 12/8 (12 por 8), considerado normal. Eles significam:

● Sistólica: primeiro número e também o mais alto. Significa a força com a qual seu coração bombeia sangue ao redor do corpo.

● Diastólica: segundo número e também o mais baixo. Significa a resistência ao fluxo sanguíneo nos vasos sanguíneos.

A pressão é considerada alta quando está acima de 14/9. É considerada ideal quando está entre 9/6 e 12/8. Quando a pressão fica entre 12/8 e 14/9, pode ser que você desenvolva hipertensão no futuro se não tomar as medidas adequadas, como fazer mudanças no seu estilo de vida relacionadas à alimentação e prática de atividades físicas.

Além disso, é importante notar que os valores da pressão arterial podem variar durante o dia. Podem cair quando dormimos ou estamos relaxados, e subir quando praticamos atividades físicas, estamos agitados, ansiosos, nervosos ou estressados.

Causas da hipertensão

  • Fumar
  • Consumir bebidas alcoólicas
  •  Obesidade
  • Estresse
  •  Elevado consumo de sal
  •  Níveis altos de colesterol
  •  Falta de atividade física.
  •  Idade elevada: os riscos aumentam com o passar dos anos

Sintomas da hipertensão

Você pode ter hipertensão por anos sem nenhum sintoma. Porém, mesmo sem sintomas, a pressão alta causa danos nos vasos sanguíneos e no coração. Quando não controlada, a doença aumenta o risco de problemas graves de saúde, incluindo ataques cardíacos e derrames.

Os principais sintomas da hipertensão são:

● Dores no peito

● Dor de cabeça

● Tonturas

● Zumbido no ouvido

● Fraqueza

● Visão embaçada

● Sangramento nasal

● Falta de ar

Se não diagnosticada e tratada, a pressão alta pode causar:

● Derrame

● Insuficiência cardíaca

● Perda de visão

● Disfunção sexual

● Falência renal

como diagnosticar a pressão alta

A única forma de diagnosticar a pressão alta é medir a pressão regularmente, ao menos uma vez ao ano. Pessoas com casos de hipertensão na família devem medir com mais frequência, pelo menos a cada seis meses. Além disso, ao notar sintomas, é indicado procurar um médico assim que possível.

Para diagnosticar a hipertensão, é preciso medi-la em três ocasiões diferentes ao longo de um período de pelo menos uma semana. Há, ainda, a Monitorização Ambulatorial da Pressão

Arterial (M.A.P.A.), exame feito fora do consultório, no qual o paciente utiliza um aparelho eletrônico que mede a pressão durante 24 horas.

Após a confirmação da pressão alta, o médico pode solicitar exames complementares para avaliar a saúde geral do paciente e entender se há outros prejuízos para o corpo.

tratamento e prevenção

A hipertensão pode ser controlada, mas não tem cura. O método de tratamento varia para cada paciente, mas em casos mais leves, pode envolver apenas mudanças no estilo de vida, como adotar novos hábitos alimentares, praticar mais exercícios, deixar de fumar ou perder de peso.

Em outros casos, moderados ou graves, o uso de medicamentos pode ser indicado para manter os níveis sob controle.

Veja, abaixo, quais são os bons hábitos a serem adotados no dia a dia para prevenir a hipertensão:

● Consumir pouco sal e alimentos com pouco sódio

● Adotar uma dieta balanceada, privilegiando frutas e vegetais em detrimento de alimentos industrializados, gordurosos, com muito açúcar e frituras

● Praticar atividades físicas regularmente e evite um estilo de vida sedentário

● Reduzir o consumo de álcool

● Manter um peso adequado

● Não fumar

● Consumir cafeína com moderação

 

Referências:

Ministério da Saúde. Hipertensão (pressão alta): o que é, causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção.

Mayo Clinic. High Blood Pressure (hypertension).

American Heart Association. What is High Blood Pressure? National Health Service. High blood pressure (hypertension).

LEIA MAIS