hipertensao-pode-acelerar-declinio-cognitivo

Hipertensão pode acelerar declínio cognitivo

por Equipe Danone Nutricia 14 de dezembro de 2021 5 minutos

Estudos concluíram que a pressão alta pode prejudicar a saúde cognitiva e aumentar os riscos de demência

Você tem mais um motivo para manter a sua pressão sanguínea sob controle: a saúde do cérebro. Evidências científicas mostram que a hipertensão pode acelerar o declínio cognitivo na velhice, prejudicando a memória e o raciocínio e aumentando os riscos de demência.

Hipertensão e declínio cognitivo

Diversos estudos feitos nos últimos anos analisaram os possíveis impactos da hipertensão na saúde cognitiva. Uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Minas Gerais com mais de 7.000 adultos analisou a memória, a fluência verbal, a atenção, a concentração e outros fatores associados ao pensamento e ao raciocínio durante quatro anos.

Os pesquisadores descobriram que os adultos com hipertensão arterial que não estavam tomando medicamentos tiveram pior desempenho cognitivo. A piora do desempenho foi mais rápida do que entre aqueles que não tinham hipertensão, ou daqueles que controlavam a doença por meio de medicamentos.

Outro estudo, feito na China por pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, fez investigações semelhantes ao estudo brasileiro. Eles pediram que os participantes contassem como estavam tratando a pressão alta, e fizeram testes de habilidades cognitivas.

Os pesquisadores concluíram que pessoas com mais de 55 anos de idade com pressão alta apresentaram um declínio mental e cognitivo mais rápido do que aquelas sem pressão alta.

Os cientistas não têm respostas conclusivas sobre porque os níveis de pressão arterial afetam as funções cognitivas. No entanto, sabe-se que a hipertensão entre os adultos mais jovens, na faixa dos 40 aos 60 anos, já é um fator de risco para a demência e o declínio cognitivo mais tarde. Por isso, é importante prevenir e tratar desde mais cedo.

Entenda a hipertensão

A hipertensão é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias (vasos sanguíneos que carregam sangue a partir dos ventrículos do coração para todo o corpo).

A pressão é considerada alta quando está acima de 14/9. É considerada ideal quando está entre 9/6 e 12/8. Quando a pressão fica entre 12/8 e 14/9, pode ser que você desenvolva hipertensão no futuro se não tomar as medidas adequadas, como fazer mudanças no seu estilo de vida relacionadas à alimentação e prática de atividades físicas.

Segundo o Ministério da Saúde, além da genética, alguns fatores podem provocar o elevamento da pressão arterial:

  • Fumar
  • Consumir bebidas alcoólicas
  • Obesidade
  • Estresse
  • Elevado consumo de sal
  • Níveis altos de colesterol
  • Falta de atividade física.
  • Idade elevada: os riscos aumentam com o passar dos anos

A hipertensão é uma doença silenciosa que nem sempre provoca sintomas. Quando aparece, os mais recorrentes são dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada, sangramento nasal e falta de ar.

Adotar um estilo de vida saudável é fundamental para prevenir a hipertensão. Manter uma alimentação adequada e balançeada, uma rotina ativa, não fumar, consumir pouco sal e pouco álcool  são passos fundamentais para cuidar da saúde física e mental.

Referências:

U.S. Department of Health & Human Services - National Institute on Aging. High blood pressure is linked to cognitive decline. Disponível em:
https://www.nia.nih.gov/news/high-blood-pressure-linked-cognitive-decline

U.S. Department of Health & Human Services - National Institute on Aging. The China Health and Retirement Survey. Disponível em:
https://www.nia.nih.gov/research/resource/china-health-and-retirement-survey-charls

American Heart Association. High blood pressure speeds cognitive decline for middle-aged and older adults. Disponível em:
https://www.heart.org/en/news/2020/12/14/high-blood-pressure-speeds-cognitive-decline-for-middle-aged-and-older-adults

American Heart Association. "High blood pressure at any age, no matter how long you have it, may speed cognitive decline." ScienceDaily. ScienceDaily, 14 December 2020. Disponível em:
www.sciencedaily.com/releases/2020/12/201214090133.htm

Ministério da Saúde. Hipertensão (pressão alta): o que é, causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção. Disponível em:
https://saude.gov.br/saude-de-a-z/hipertensao#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20hipertens%C3%A3o,(ou%2014%20por%209).

LEIA MAIS