Linhas de terapia

Linhas de terapia: quais são e como escolher

por Equipe Danone Nutricia 24 de novembro de 2021 5 minutos

Terapia comportamental, psicanálise e terapia junguiana são algumas das linhas de terapia mais conhecidas

Escolher a linha de terapia apropriada para você pode ser tão importante quanto a escolha do psicólogo. Cada uma das abordagens utiliza métodos específicos para apoiar a saúde mental, ajudar a lidar com traumas, ou sintomas físicos e mentais de fundo emocional.

Na terapia, você será atendido por um profissional de saúde mental treinado, geralmente especializado numa linha de tratamento específica. Assim, os métodos utilizados em cada consulta dependerão da abordagem e também dos problemas específicos que pretende trabalhar. De toda forma, prepare-se para passar algum tempo discutindo como situações, emoções e comportamentos desafiadores afetam a sua vida.

 

Linhas de terapia

Terapia comportamental

Como o próprio nome diz, esta linha de terapia se baseia na ideia de que nossos pensamentos e experiências afetam o nosso comportamento. Assim, coisas que aconteceram no passado ou que estão acontecendo no presente podem nos afetar de forma positiva ou negativa e causar impactos em nossa saúde mental.

Na terapia comportamental, também chamada de cognitivo-comportamental, você não irá usar muito tempo falando sobre razões subjetivas ou subconscientes para suas emoções ou comportamentos. Em vez disso, irá se concentrar em maneiras de lidar com as reações e padrões de comportamento que causam angústia, tristeza ou estresse.

A terapia comportamental costuma ser bastante focada no presente e no desenvolvimento de habilidades para lidar com situações como crises de ansiedade ou de pânico, por exemplo.

 

Psicanálise

A psicanálise se parece mais com o estereótipo da terapia: você deitado em um divã, dizendo tudo o que vem à mente. O método foi criado pelo neurologista Sigmund Freud e se refere tanto a uma teoria de como a mente funciona, quanto a uma modalidade de tratamento. Seu campo de atuação e pesquisa é extenso e lida com a subjetividade de uma forma que outras linhas de terapia não fazem. 

Na psicanálise, o terapeuta ajuda o paciente a identificar e lidar com conteúdos do seu inconsciente, como aquelas que aparecem nos sonhos ou que só são acessados com o apoio de um profissional. A ideia de base é que ao entrar em contato com o inconsciente, é possível compreender e lidar com sentimentos, conflitos e situações do presente.

 

Terapia Junguiana

A terapia junguiana é uma forma de análise profunda que trabalha as partes conscientes e inconscientes da mente para ajudar a trazer equilíbrio e a lidar com sintomas de ansiedade, depressão, fobias ou luto, por exemplo. O método foi desenvolvido pelo psicólogo e psicoterapeuta suíço Carl Jung.

Este tipo de terapia exige que o paciente entre em contato com elementos profundos e, muitas vezes, sombrios de sua mente, olhando para o real em vez daquilo que apresentam para o mundo exterior. Por acessar essa caixa de pandora externa, a análise junguiana também é indicada para quem pretende ter melhor autoestima ou se autoconhecer. 

 

Terapia lacaniana

A terapia lacaniana é baseada nos estudos sobre a mente feitos pelo psicanalista francês Jacques Lacan, influenciado pelas obras de Freud. Assim, um dos principais princípios é deixar que o paciente fale sem ser interrompido, pois segundo Lacan, o inconsciente é estruturado como uma linguagem. 

Assim, ao longo da sessão, o terapeuta vai observando as manifestações do inconsciente por meio da linguagem, para identificar os sintomas que o fazem sofrer.

 

Terapia familiar

Muitas vezes, o atendimento terapêutico é voltado para uma relação entre os membros da mesma família. Nesses casos, todas as pessoas envolvidas participam da sessão juntas, na qual dialogam sobre suas vivências e problemas com a mediação do psicólogo. 

Este tipo de terapia familiar pretende dar atenção à dinâmica familiar e aos seus impactos na vida de cada um dos membros, apesar de o foco não estar nos problemas individuais. Diversos métodos podem ser utilizados, como a psicanálise e a terapia comportamental.

 

Constelação familiar

A constelação não é um tipo de terapia familiar, mas uma linha voltada para tratar traumas e dificuldades emocionais que têm origem em padrões de comportamento de grupos familiares de geração em geração. O método foi desenvolvido pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger. 

O método ajuda a revelar problemas, sentimentos, repetição de comportamentos e ações comuns entre os membros de uma mesma família, mesmo de gerações diferentes. O princípio é que determinado padrão de comportamento pode ser adotado por gerações a fio, mesmo que duas pessoas de uma mesma linha geracional não tenham se conhecido. De acordo com a Constelação, somos influenciados pelos nossos familiares desde que nascemos por meio de comportamentos e atitudes que se repetem. Por isso, muitas vezes é preciso identificá-los e trabalhá-los para resolver situações do presente.

 

Como escolher uma linha de terapia

A decisão de fazer terapia é um grande passo em prol da sua saúde mental. A questão mais importante a se perguntar na hora de escolher a linha apropriada é o que você pretende com as sessões. A resposta pode ser simples, como se sentir melhor ou trabalhar a sua autoestima. Também pode ter um objetivo bem definido, como superar um trauma ou lidar com sintomas de ansiedade. 

Saiba mais sobre cada um dos tipos de terapia e veja com qual se sente mais confortável. Em seguida, marque sessões de teste com terapeutas e escolha aquele que parecer mais promissor.

 

Referências:

Lettner, Harald W.. (1989). Com o que, de fato, a terapia comportamental trabalha?: um depoimento pessoal de um terapeuta comportamental. Psicologia: Ciência e Profissão, 9(2), 35-36. Disponível em: 
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98931989000200012

American Psychological Association. Therapy. Disponível em: https://www.apa.org/topics/psychotherapy

Psychology Today. Cognitive Behavioral Therapy. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/therapy-types/cognitive-behavioral-therapy

Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento. O que é e como funciona a constelação familiar? Disponível em: https://www.ibnd.com.br/blog/o-que-e-e-como-funciona-o-processo-de-constelacao-familiar.html

LEIA MAIS