Pernas doloridas e inchadas? Entenda a má circulação sanguínea

por Equipe Danone Nutricia 08 de outubro de 2020 5 minutes

Hábitos como tabagismo e adoção de dieta inadequada podem estar relacionados à má circulação

Pernas doloridas, pés inchados, varizes e mão frias são sinais de que o sangue não está fluindo como deveria. O bom funcionamento do sistema circulatório é fundamental para que as células recebam todos os nutrientes e oxigênio necessários para o funcionamento do corpo.

O corpo possui milhares de vasos sanguíneos que integram o sistema circulatório, assim como o coração e outros músculos. Quando a circulação não vai bem, o fluxo sanguíneo diminui e esbarra em bloqueios ao longo do caminho.

A má circulação provoca sintomas como:

● Varizes

● Dormência e formigamento nas mãos e pés

● Mãos e pés frios

● Inchaço nos pés, tornozelos e pernas

● Fadiga

● Cãibras nas articulações e músculos

● Mudanças na cor da pele

● Perda de memória

● Dificuldade de concentração

● Feridas abertas nas pernas e pés (úlceras)

● Pela seca

● Queda de cabelo

O que causa a má circulação sanguínea

Diversas condições de saúde podem estar relacionadas à má circulação sanguínea, como diabetes e obesidade, que provocam alterações nas veias e artérias. Outra doença relacionada é a aterosclerose, uma condição vascular crônica que geralmente se manifesta na idade adulta ou avançada. Caracteriza-se pela formação de placas de gordura nas artérias, o que dificulta a passagem do sangue e prejudica a circulação.

A formação de coágulos sanguíneos nas veias ou artérias é mais uma condição grave que afeta a circulação e pode ter consequências severas, como derrames, embolias pulmonares ou trombose. Por fim, hábitos como o tabagismo e a adoção de uma alimentação inadequada podem estar relacionados à má circulação. Entre as mulheres, o uso da pílula anticoncepcional também é considerado um fator de risco.

A má circulação é um problema relativamente comum. Nem sempre as consequência são graves, mas é preciso tomar cuidados para prevenir e tratar a condição.

como prevenir e aliviar a má circulação

O primeiro passo para prevenir a má circulação é tratar as causas, como diabetes e obesidade, quando existirem. Mulheres que têm histórico de problemas circulatórios na família geralmente são aconselhadas a não adotar métodos contraceptivos hormonais. Deixar de fumar também é uma prioridade, assim como adotar uma dieta balanceada e saudável, evitando gorduras e frituras em excesso.

Se você já tem problemas circulatórios, será necessário tratar as causas, como controlar os níveis de glicose, no sangue no caso dos diabéticos. Além disso, o tratamento pode envolver:

● Usar meias de compressão elásticas

● Não ficar muito tempo sentado ou de pé

● Praticar atividade física regularmente, sob orientação médica

● Diminuir a quantidade de sal na comida

● Controlar o peso

● Utilizar medicamentos recomendados pelo médico de acordo com o seu quadro de saúde.

Referências:
Web Medical Team. How to improve your circulation.
Medical News Today. Symptoms and causes of poor circulation.

LEIA MAIS