Por que as pessoas caem mais conforme envelhecem?
Quedas são mais frequentes em idosos devido à perda de massa muscular, problemas de equilíbrios e visão
Qualquer pessoa pode tropeçar e cair, mas idosos estão mais sujeitos a sofrer esse tipo de acidente. Por isso, é comum que os mais velhos usem andadores, bengalas ou que andem devagar.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quedas são a segunda principal causa de mortes acidentais no mundo todo. Adultos acima dos 60 anos são as principais vítimas, especialmente em países de renda baixa ou média, como o Brasil. As quedas acidentais são consideradas um problema de saúde pública e também podem resultar em hospitalização, perda de mobilidade e limitar a qualidade de vida do idoso.
Por que idosos caem com mais frequência?
As quedas podem ser provocadas por uma combinação de fatores mais frequentes em idosos, segundo o Centro para Controle e Prevenção de Doenças:
- Fraqueza nos membros inferiores;
- Dificuldades para andar;
- Problemas de equilíbrio:
- Problemas de visão;
- Dores nos pés;
- Uso de calçados inadequados;
- Uso de medicamentos como tranquilizantes, sedativos e antidepressivos;
- Obstáculos domésticos ou na rua, como calçadas desniveladas ou tapetes enrugados.
Perda de massa muscular e quedas: qual a relação?
A perda de massa muscular é uma das principais causas de fraqueza e perda de equilíbrio entre idosos. Essa perda tem início a partir dos 30 anos e é um processo natural do envelhecimento. Em pessoas saudáveis, geralmente inicia-se nessa idade, com perdas em torno de 1% a 2% ao ano. No entanto, hábitos como o sedentarismo e a má alimentação, podem acentuar o processo e causar a sarcopenia, perda de massa muscular acentuada que pode provocar:
- Dificuldades em realizar atividades físicas -- mesmo as mais simples, como subir escadas ou carregar malas ou compras do mercado
- Desequilíbrio ao andar em terrenos acidentados ou ruas desniveladas
- Maior tendência a sofrer quedas
- Maior risco de lesões
- Diminuição da força
Para evitar a perda de massa muscular acentuada, é importante evitar o sedentarismo e prestar atenção à alimentação em todas as fases da vida, inclusive no envelhecimento. A dieta adotada deve ter atenção especial aos alimentos ricos em proteínas, como frango, carne de vaca, queijo, soja, quinoa, tofu e feijão.
Como prevenir quedas em idosos
O primeiro passo para prevenir quedas em idosos é fortalecer seu corpo e seus músculos, por meio da atividade física frequente e a alimentação balanceada, sempre de acordo com a orientação do profissional de saúde que o acompanha. Orientações com um nutricionista podem ser necessárias para garantir que o idoso estará consumindo todos os nutrientes necessários, principalmente proteínas. Quando necessário, o profissional de saúde poderá sugerir o uso de um suplemento nutricional.
Há algumas medidas práticas que podem ser tomadas no dia a dia para prevenir o risco de quedas. Em casa, é importante evitar pisos desnivelados e molhados, preferir tapetes de borracha ou bem fixos no solo, manter os ambientes bem iluminados e, se necessário, instalar apoios para ajudar o idoso a se levantar da cama e no banheiro.
Na rua, deve-se prestar bastante atenção aos calçados utilizados, evitando os escorregadios ou gastos. Chinelos também podem aumentar os riscos de cair. Além disso, deve-se evitar andar por locais pouco iluminados e olhar com atenção onde pisa, estando atento a possíveis buracos e terrenos irregulares. Por isso, se o idoso tiver problemas de visão, o acompanhamento oftalmologista é necessário.
Referências:
National Health Service. Falls. Disponível em:
https://www.nhs.uk/conditions/falls/
American Family Physician. Disponível em:
https://www.aafp.org/afp/2000/0401/p2173.html
Institute of Medicine (US) Division of Health Promotion and Disease Prevention; Berg RL, Cassells JS, editors. The Second Fifty Years: Promoting Health and Preventing Disability. Washington (DC): National Academies Press (US); 1992. 15, Falls in Older Persons: Risk Factors and Prevention. Disponível em:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK235613/
Centers for Disease Control and Prevention. Keep on Your Feet—Preventing Older Adult Falls. Disponível em:
https://www.cdc.gov/injury/features/older-adult-falls/index.html
World Health Organization. Falls. Disponível em:
https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/falls