Pré-diabetes é sinal de alerta: entenda como prevenir a diabetes

Pré-diabetes é sinal de alerta: entenda como prevenir a diabetes

22 de Novembro de 2021 5 minutos

A prática de exercícios físicos e a adoção de uma dieta balanceada devem ser adotadas para impedir que a pré-diabetes evolua para a diabetes tipo 2

A pré-diabetes não é um diagnóstico, mas um alerta. Sem a prevenção adequada, é possível que a condição evolua para a diabetes, considerada uma epidemia pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) no Brasil, onde mais de 12 milhões de pessoas convivem com a doença.

A boa notícia é que hábitos saudáveis, como praticar exercícios e adotar uma dieta balanceada, têm papel importante na prevenção da diabetes. Assim, quando o diagnóstico da pré-diabetes ocorre, é importante tomar as medidas preventivas o quanto antes para evitar a sua evolução para uma condição que pode ter consequências mais graves.

 

O que é pré-diabetes

Apesar de ainda não ser diabetes, a pré-diabetes dá sinais sérios de que os níveis de açúcar no sangue são mais altos do que o normal mas ainda não suficientemente altos para serem diagnosticados como diabetes tipo 2.

O diabetes tipo 2 é o mais comum no Brasil: cerca de 90% dos pacientes têm esse tipo, segundo o Ministério da Saúde. Ele ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida pelo pâncreas, responsável por transformar o açúcar ingerido em energia para o corpo. Assim, a energia não metabolizada acaba se acumulando no sangue, o que aumenta os riscos de doenças cardiovasculares, danos nos rins, nervos, visão e audição, problemas de pele, alzheimer e depressão.

O diabetes tipo 2 está diretamente relacionado ao sobrepeso, sedentarismo, hábitos alimentares inadequados e condições como hipertensão e triglicerídeos elevados. Apesar da relação com o excesso de peso e obesidade, nem todo adulto com a condição se encaixa nessas categorias.

 

Como identificar a pré-diabetes?

A pré-diabetes é identificada por meio de um exame de sangue que mede a glicemia. Segundo a SBD, se a glicemia em jejum estiver entre 70 mg/dL e 100 mg/dL, não há sinais de pré-diabetes. Por outro lado, resultados de 100 mg/dL a 126 mg/dL sugerem a presença de pré-diabetes. O estado de diabetes pode ser sugerido se a glicemia de jejum for superior a 126 mg/dL.

 

Estou pré-diabético: o que fazer?

Segundo a SBD, características genéticas, herdadas dos pais, podem ser uma das causas da pré-diabetes. No entanto, sedentarismo, alimentação baseada em alimentos hipercalóricos e ganho de peso também são fatores de risco importantes.

O ganho de peso em particular deve ser um sinal de alerta, pois com o aumento do peso, o pâncreas passa a produzir mais insulina na tentativa de controlar os níveis de açúcar. No entanto, o organismo não interpreta esse aumento de forma benéfica e o estado de resistência insulínica se manifesta. Portanto, apesar de muita insulina estar disponível, ela não age no copo como deveria, o que provoca o acúmulo de açúcar no sangue.

Se você fez um exame de sangue de rotina e ele apontou a pré-diabetes, pode ser hora de procurar orientação de um profissional da saúde para fazer alguns ajustes no seu estilo de vida. Alimentação adequada, atividade física regular e perda de peso são capazes de reduzir o risco de desenvolver diabetes em cerca de 30 a 40%! Portanto, organize a sua rotina e siga as recomendações médicas para viver melhor e, quem sabe, por mais tempo.

Estima-se que existam 35 milhões de brasileiros pré-diabéticos hoje. Cerca de 25% dessas pessoas se tornarão diabéticas nos próximos anos. Não entre para essa estatística: conte com acompanhamento médico, exercite-se com frequência e adote uma dieta balanceada, rica em frutas, legumes, verduras, produtos integrais, peixes e azeite de oliva.

 

Referências:

Sociedade Brasileira de Diabetes. Considerações sobre diabetes e pré-diabetes. Disponível em:

https://www.diabetes.org.br/publico/temas-atuais-sbd/1427-consideracoes-sobre-diabetes-e-pre-diabetes

Sociedade Brasileira de Diabetes. Perguntas e respostas sobre pré-diabetes. Disponível em:

https://www.diabetes.org.br/publico/colunas/122-dr-mateus-dornelles-severo/996-perguntas-e-respostas-sobre-pre-diabetes

Centers for Disease Control and Prevention. The Surprising Truth About Pre-Diabetes. Disponível em:

https://www.cdc.gov/diabetes/library/features/truth-about-prediabetes.html

Centers for Disease Control and Prevention. Prediabetes - Your Chance to Prevent Type 2 Diabetes. Disponível em:

https://www.cdc.gov/diabetes/basics/prediabetes.html

Ministério da Saúde. Diabetes (diabetes mellitus): Sintomas, causas e tratamentos. Disponível em:

https://www.gov.br/saude/

Leia mais

Perguntas sobre nossos produtos?

Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!