Consulta médica

Pressão 13x8 exige acompanhando médico, segundo novas diretrizes

por Equipe Danone Nutricia 22 de novembro de 2021 5 minutos

A Sociedade Brasileira de Cardiologia divulgou novas diretrizes para o diagnóstico e tratamento de hipertensão

Brasileiros que costumam ter pressão acima da média devem prestar atenção redobrada à saúde. No final de 2020, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBD) lançou novas diretrizes de hipertensão, que agora definem os valores de 13x8 como de alto risco.

As novas diretrizes da SBD também definem novas abordagens para diagnóstico e tratamento da hipertensão.

 

Novas diretrizes para definir a pressão alta

A pressão sanguínea considerada ótima não mudou com as novas diretrizes: continua sendo 12x8. O primeiro número diz respeito à pressão sistólica, ou seja, a força com a qual seu coração bombeia sangue ao redor do corpo. Já o segundo número se refere à diastólica, a resistência ao fluxo sanguíneo nos vasos sanguíneos. 

Anteriormente, a pressão era considerada alta quando estava acima de 14/9. Esse número indicava a necessidade de acompanhamento alto pelo risco de desenvolver hipertensão no futuro. 

Agora, a SBD define que pessoas com pressão de 13x8 já devem ser acompanhadas pelo médico e, se necessário, adotar mudanças de estilo de vida para evitar a hipertensão.

A hipertensão é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Essa pressão é determinada pela quantidade de sangue que o coração bombeia e pela resistência ao fluxo sanguíneo nas artérias. Quanto mais sangue o coração bombear e mais estreitas forem as artérias, maior a pressão arterial. O estreitamento das artérias faz o coração bombear com mais força, dilatando-se e danificando as artérias. 

Quando não tratada, a hipertensão aumenta os riscos de derrame, insuficiência cardíaca, perda de visão, disfunção sexual e falência renal. 

 

O impacto da hipertensão

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a hipertensão é uma doença crônica prevalente e que tem forte relação com a ocorrência de doenças cardiovasculares, a principal causa de morte no Brasil e no mundo. 

No Brasil, cerca de 350 mil pessoas morrem todos os anos em consequência de doenças cardiovasculares. A hipertensão é responsável por 80% dos casos de acidente vascular cerebral (AVC) e um agravante para quadros de infarto e insuficiência renal. Estima-se que cerca de 25% da população brasileira adulta seja hipertensa. 

Por isso, a SBD estabelece a nova diretriz de diagnóstico, recomendando o tratamento médico em casos de pressão arterial a 13x8. Além disso, as orientações de tratamento também mudaram. Agora, propõe-se que a combinação de diferentes fármacos, com ações distintas, seja a estratégia preferencial para a maioria dos hipertensos.

De toda forma, um estilo de vida saudável ainda é fundamental para a prevenção da hipertensão. Veja alguns hábitos saudáveis a serem adotados:

  • Consumir pouco sal e alimentos com pouco sódio
  • Adotar uma dieta balanceada, privilegiando frutas e vegetais em detrimento de alimentos industrializados, gordurosos, com muito açúcar e frituras
  • Praticar atividades físicas regularmente 
  • Reduzir o consumo de álcool
  • Manter um peso adequado
  • Não fumar

A hipertensão é uma doença silenciosa e a melhor forma de diagnosticá-la e fazer o acompanhamento médico regular. Procure ajuda médica se notar sintomas como dor no peito, falta de ar, fraqueza ou tontura.

 

Referências: 

Sociedade Brasileira de Cardiologia. Nova diretriz de hipertensão arterial traz mudanças no diagnóstico e tratamento. Disponível em: https://www.portal.cardiol.br/post/nova-diretriz-de-hipertens%C3%A3o-arterial-traz-mudan%C3%A7as-no-diagn%C3%B3stico-e-tratamento#:~:text=A%20classifica%C3%A7%C3%A3o%20para%20ᅠpr%C3%A9%2Dhipertens%C3%A3o,120%20mmHg%20x%2080%20mmHg.

Ministério da Saúde. Hipertensão (pressão alta): o que é, causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20hipertens%C3%A3o,(ou%2014%20por%209).

American Heart Association. What is High Blood Pressure?. Disponível em: https://www.heart.org/en/health-topics/high-blood-pressure/the-facts-about-high-blood-pressure/what-is-high-blood-pressure

National Health Service. High blood pressure (hypertension). Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/high-blood-pressure-hypertension/

LEIA MAIS