8 dicas para proteger os olhos da exposição às telas

por Equipe Danone Nutricia 04 de fevereiro de 2021 5 minutes

Ajustar as configurações do aparelho, manter uma distância da tela e manter o ambiente iluminado são algumas dicas para proteger os olhos.

Passar o dia no computador ou no celular é um hábito adquirido difícil de perder. Mas todo esse tempo em frente à tela pode prejudicar a nossa visão, deixando os olhos secos e cansados, além de provocar dor de cabeça e insônia.

Quando passamos muito tempo no computador ou celular, piscamos com menos frequência. O normal é piscar cerca de 15 ou 20 vezes por minuto, mas em frente às telas, esse valor cai para menos da metade. Além disso, o contraste do texto com o fundo, o brilho e a tremulação das telas podem cansar os olhos.

A fadiga ocular também pode resultar de olhar para telas sem usar óculos em casos de hipermetropia , quando a pessoa tem dificuldades para enxergar de perto. O esforço pode provocar dor de cabeça. 

Além de prejudicar a saúde dos olhos, ficar horas sentado na frente do computador ou smartphone significa menos tempo de atividade física. O sedentarismo, por sua vez, está relacionado a uma série de doenças, como as cardiovasculares, e prejudica o humor. 

Ficar o dia todo olhando para telas também pode estimular o cérebro e prejudicar a qualidade do sono.

Bom, como você  viu, não faltam motivos para reduzir o seu tempo de tela. Mas como fazer isso, já que a maioria das tarefas do dia envolvem o computador ou o celular? Veja abaixo algumas dicas:

1 - Ajuste os seus aparelhos

Você pode ajustar as configurações dos seus aparelhos para não prejudicarem tanto a saúde dos olhos:

 

  • Aumente o contraste na tela

  • Aumente o tamanho do texto

  • Altere o brilho da tela para que não fique nem mais claro nem mais escuro do que o ambiente

  • Abaixe a temperatura da cor da tela, para que emita menos luz azul, o que está relacionado com mais fadiga ocular

 

2 - Mantenha a tela mais longe dos olhos

Certifique-se de que a tela do computador esteja a um braço de distância do seu rosto. O centro da tela deve estar cerca de 10 a 15 graus abaixo dos olhos. 

 

3 - Use um filtro de tela

Os filtros de tela são baratos e podem ser colocados no computador, celular ou tablet. Eles ajudam a filtrar a luz azul, que provocam mais fadiga ocular.

 

4 - Faça pausas e use a regra de 20 minutos

Faça uma pausa de pelo menos 15 minutos após usar os aparelhos durante duas horas. Além disso, siga a regra dos 20 minutos: a cada 20 minutos, olhe por um objeto que esteja mais longe da tela por pelo menos 20 segundos. 

 

5 - Use colírios sob recomendação médica

Você pode usar colírios para hidratar os olhos quando estiverem muito secos, mas lembre-se de solicitar a prescrição médica ao oftalmologista.

 

6 - Ilumine o ambiente de forma adequada

Você terá de forçar mais a vista se estiver em frente à tela em um local mal iluminado, como no quarto escuro. À noite, recomenda-se acender uma luminária para evitar futuros problemas oculares.

 

7 - Use um umidificador

Colocar um umidificador no ambiente onde você usa o computador ao longo do dia pode ajudar a evitar o ressecamento dos olhos.

 

8 - Consulte o oftalmologista com regularidade

Faça visitas ao oftalmologista com regularidade, principalmente se estiver sentindo algum desconforto nos olhos. Você pode precisar de um par de óculos apropriados para passar o dia na frente da tela.

 

 

Referências:

Harvard Health Publishing - Harvard Medical School. Electronic screen alert: Avoid the vision risk. Disponível em:

https://www.health.harvard.edu/diseases-and-conditions/electronic-screen-alert-avoid-this-vision-risk 

Web Medical Team. Prevent Eye Strain From Digital Devices. Disponível em:

https://www.webmd.com/eye-health/prevent-digital-eyestrain

American Academy of Ophthalmology. Protect Your Eyes From Too Much Screen Time. Disponível em:

https://www.aao.org/newsroom/news-releases/detail/protect-your-eyes-from-too-much-screen-time