Qual a diferença entre infecções bacterianas e virais?

por Equipe Danone Nutricia 08 de outubro de 2020 5 minutes

Infecções bacterianas e viroses podem provocar sintomas semelhantes, mas o tratamento é diferente

Sintomas como tosse e espirros podem ser causados tanto por infecções bacterianas, como por virais. Identificar o agente causador é importante, pois a forma de tratamento é diferente em cada um dos casos.

Os antibióticos, por exemplo, são utilizados apenas no combate de infecções causadas por bactérias. Portanto, não se trata de um medicamento mais eficiente em casos de sintomas intensos e que demoram a desaparecer, como muitos acreditam. Mas sim de um remédio a ser utilizado em casos específicos.

infecção bacteriana ou viral?

Como o próprio nome diz, as infecções virais são causadas por vírus, enquanto as bacterianas são provocadas por bactérias. Identificar o agente causador é importante, principalmente para definir o tratamento a ser adotado.

Bactérias e vírus são microrganismos minúsculos, muito pequenos para serem notados a olho nu. Causam sintomas similares e são frequentemente transmitidos da mesma forma. Por outro lado, bactéria é uma célula que pode sobreviver sozinha, dentro ou fora do corpo. Muitas delas não são prejudiciais à saúde e podem, inclusive, trazer benefícios fundamentais para o organismo, como as que vivem no sistema digestivo e apoiam a digestão.

Os vírus, por sua vez, são menores do que as bactérias e não são células. Para sobreviver e se multiplicar, precisam de um organismo hospedeiro, como um ser humano ou animal. Portanto, causam infecções quando entram e se instalam no nosso corpo.

Além disso, a maioria dos vírus causa doenças e ataca células específicas, como as do fígado, sistema respiratório e sangue.

As infecções bacterianas não são mais graves do que as virais ou vice-versa. Vírus e bactérias causam uma série de doenças que podem apresentar sintomas mais ou menos graves.

infecções causadas por bactérias

Muitas infecções bacterianas são contagiosas, ou seja, podem ser transmitidas de pessoa para pessoa. Elas podem ser transmitidas por contato próximo com uma pessoa infectada, pelo toque ou beijo, ou pelo contato com fluidos corporais, como gotículas de saliva, espirros ou em relações sexuais.

Certas infecções bacterianas também podem ser transmitidas pela mãe ao bebê durante a gestação ou parto. Entrar em contato com superfícies contaminadas por bactérias, como

corrimões e maçanetas, também pode resultar em uma infecção bacteriana caso a pessoa toque seu rosto, nariz ou boca logo em seguida.

Além de serem transmitidas entre pessoas, a infecção bacteriana pode ser transmitida pela picada de um inseto ou pelo consumo de água ou alimentos contaminados. Veja quais são as principais infecções bacterianas:

● Garganta inflamada

● Infecção urinária

● Intoxicação alimentar bacteriana

● Gonorréia

● Tuberculose

● Meningite bacteriana (meningocócica)

● Tétano

● Lepra ou hanseníase

As infecções bacterianas costumam provocar febre alta, acima de 38°C, e sintomas que tendem a piorar com o tempo. Além disso, as doenças causadas por bactérias costumam causar mais dor em um local específico do corpo.

O tratamento de infecções bacterianas é feito com antibióticos específicos para a bactéria em questão, assim como outros medicamentos, que podem ser recomendados pelo médico para aliviar o sintoma.

INFECÇÕES CAUSADAS POR vírus, as chamadas "viroses"

A transmissão de infecções virais ocorre de formas muito similares às infecções bacterianas: por contato próximo com uma pessoa infectada (pelo toque, beijo ou contato com fluidos corporais); pela mãe ao bebê durante a gestação ou parto; ao entrar em contato com superfícies contaminadas por bactérias; pela picada de insetos.

As principais infecções virais são:

● Gripe

● COVID-19

● Catapora

● Sarampo

● Meningite viral

● Gastroenterite viral (inflamação do trato digestivo)

● Vírus da imunodeficiência humana (HIV)

● Hepatite viral

● Vírus zika

● Dengue

● Poliomielite

● Rubéola

As infecções virais também costumam causar febre, além de cansaço, falta de apetite, mal estar e vômito. No entanto, cada doença por vírus tem seus próprios sintomas. Elas podem variar de condições pouco graves, cujos problemas se curam sozinhos, até enfermidades mais sérias, que podem inclusive levar à morte.

Um ponto importante: enquanto as infecções virais são contraídas a partir do contato com outras pessoas ou picada de insetos, por exemplo, as infecções bacterianas podem se desenvolver dentro do próprio corpo.

Isso pode acontecer quando bactérias que são inofensivas em uma parte do organismo migram para outro órgão e provocam a doença. A infecção urinária, por exemplo, ocorre quando bactérias que vivem entre a vagina e o ânus migram até a bexiga, podendo até chegar aos rins.

será que preciso de antibióticos?

Você só irá precisar de antibióticos se a sua infecção for bacteriana. No entanto, nem sempre é fácil identificar se a condição é causada por vírus ou bactérias. No caso de sintomas respiratórios ou do sistema digestivo, as bactérias costumam ser responsáveis quando os sintomas são mais intensos e duram muitos dias, piorando gradativamente.

Sempre consulte o médico antes de tomar qualquer medicamento.

 

Referências:

Mayo Clinic. Bacterial vs. viral infection: How do they differ?

Web Medical Team. Bacterial and Viral Infections.

Healthline. What’s the Difference Between Bacterial and Viral Infections?

Australian Government - Department of Health. Differences between viral and bacterial infection.

LEIA MAIS