Sinais iniciais de perda de memória
dificuldades para realizar tarefas habituais e esquecer informações recentes com frequência são sinais de que é preciso buscar ajuda médica
A memória declina com o passar dos anos. Vez ou outra, esquecer o nome de um colega por um breve momento não é grave. Porém, alguns sinais podem apontar para uma condição mais séria, como o Alzheimer ou outro tipo de demência.
As demências são doenças que causam deterioração das funções mentais, do comportamento e da funcionalidade. A Doença de Alzheimer, considerada uma das doenças do envelhecimento, é responsável por 50% a 70% dos casos de demência, provocando alterações progressivas da memória.
Em geral, as modificações provocadas pela doença de Alzheimer são lentas e progressivas. Um dos sinais mais comuns, especialmente em seu estágio inicial, é esquecer informações recentes, além de datas e eventos importantes. Fazer a mesma pergunta diversas vezes e precisar de recursos como lembretes o tempo todo também podem ser alguns dos sinais. Não encontrar palavras usadas rotineiramente, ter dificuldades para tomar decisões simples (como qual roupa colocar) e ficar desorientado no tempo e espaço são outros pontos a ficar atento.
Veja, abaixo, os 10 principais sinais do Alzheimer, de acordo com a Academia Brasileira de Neurologia:
Problema de memória que afetam as atividades e o trabalho;
Dificuldades para realizar tarefas habituais;
Desorientação no tempo e no espaço;
Diminuição da capacidade de juízo e de crítica. Dificuldade de raciocínio e para comunicar-se;
Colocar coisas no lugar errado, muito frequentemente;
Alterações frequentes do humor e do comportamento. Mudanças na personalidade;
Perda da iniciativa para fazer as coisas.
devo ir ao médico?
Ao notar os sinais acima, é preciso procurar um médico para avaliação da saúde física e mental. Além de analisar o histórico médico, ele irá fazer testes mentais que analisam a memória, a capacidade de resolver problemas e as habilidades de raciocínio. O profissional também poderá fazer exames de imagem, de sangue ou do cérebro.
Dependendo das conclusões, o médico poderá encaminhar para um especialista em Alzheimer, como um neurologista, um psiquiatra ou geriatra. Quando mais cedo houver um diagnóstico, melhor. Iniciar o tratamento logo no início da doença pode ajudar a aliviar os sintomas e a manter a independência por mais tempo.
Referências:
1-Academia Brasileira de Neurologia. Disponível em:
http://www.cadastro.abneuro.org/site/publico_alzheimer.asp Acessado em 24/01/2017
2 - ABRAZ- Associação Brasileira de Alzheimer. Você não está sozinho…nós continuamos com você. Ed.Novo Século, São Paulo, 2013.