10 dicas para ter mais energia

por Equipe Danone Baby 22 de fevereiro de 2020 5 minutes

Manter-se hidratado e comer snacks ricos em fibras e proteínas são boas pedidas

Em tempos de multitarefa, consumir vitaminas e suplementos que dão energia já tem feito parte da alimentação de muitos de nós. Esses produtos podem ajudar, mas devem ser recomendados pelo seu médico ou nutricionista. Além disso, há outras atitudes que você pode tomar para lutar contra o cansaço.

Preparamos uma lista com 10 dicas para te ajudar a ter mais energia:

 

1 - Controle o estresse

 

Emoções induzidas pelo estresse consomem muita energia. Converse com amigos, faça terapia, medite, pratique yoga, pratique esportes ou faça alterações na sua rotina para aprimorar o seu estado emocional.

Controlar o excesso de trabalho também é fundamental para lutar contra o estresse e reduzir o cansaço. Esse “trabalho” inclui tanto as obrigações profissionais, quanto familiares e sociais. Defina suas prioridades.

2 - Exercite-se

Exercitar-se diariamente melhora a qualidade do sono e da saúde em geral. Também dá às células mais energia para trabalhar e fazer o oxigênio circular pelo corpo. A atividade física também faz o corpo produzir adrenalina e noradrenalina, hormônios que em pequenas quantidades podem dar energia. 

3 - Aumente o consumo de magnésio

Uma dieta balanceada ajuda a garantir que as necessidades de vitaminas e minerais sejam atendidas. Mas se você ainda está se sentindo cansado mesmo comendo bem, pode ser que esteja com deficiência de magnésio. Este mineral é necessário para mais de 300 reações bioquímicas no corpo, incluindo transformar glicose em energia. Peixe, cereais, amêndoas e avelãs são alguns dos alimentos ricos na substância.

4 - Não pule refeições

Todas as refeições são importantes, inclusive o café da manhã, muitas vezes negligenciado. Estudos publicados no jornal Nutritional Health mostram que pular refeições durante o dia causa sensação de fadiga e prejudica o bem-estar geral. 

5 - Não fume

Fumar traz riscos à saúde geral. Além disso, causa insônia, acelera a frequência cardíaca, aumenta a pressão arterial e estimula a atividade das ondas cerebrais associadas ao estado de alerta, dificultando o sono. O mau hábito contribui para diminuir a energia ao longo do dia e da noite.

6 - Beba mais água e menos álcool

Você sabia que a sede pode disfarçar o cansaço? Uma leve desidratação pode ser suficiente para te fazer sentir cansado e letárgico. O álcool, por outro lado, interfere na sua capacidade de dormir profundamente, deixando-o mais cansado no dia seguinte. Então prefira um copo de água à bebidas alcoólicas.

7 - Alimente-se de forma adequada

A chave é manter o açúcar no sangue equilibrado para que a energia seja constante. Para isso, prefira grãos integrais, vegetais ricos em fibras, nozes e óleos saudáveis, como o azeite. Deixe de lado os alimentos açucarados. Converse com seu médico ou nutricionista para saber qual a dieta adequada para você.

8 - Acorde junto do despertador

A tentação de colocar o alarme no soneca várias vezes é grande, mas dormir mais do que o necessário também é prejudicial, assim como dormir de menos. Durma o suficiente para acordar disposto e começar bem as tarefas do dia. O número de horas suficiente varia de pessoa para pessoa, mas costuma ser por volta de oito horas.

9 - Snacks do poder

Alguns snacks saudáveis, que são fonte de fibras e proteínas, podem dar o "up" que você precisa quando a energia está baixa. Nozes, cereais ricos em fibras, sementes de cânhamo, coco e pedaços de chocolate amargo são boas pedidas.

10 - Vá ao médico

Se você está se sentindo muito cansado, procure o médico. Ele poderá pedir exames de sangue e outros testes para entender se há algum problema de saúde afetando a sua disposição, como distúrbios da tireóide ou anemia. Ele também pode indicar um cardápio adequado às suas necessidades ou recomendar suplementos. O importante é buscar ajuda e cuidar bem de si mesmo.

 

Referências:

Web Medical Team. Top 10 Ways to Boost Your Energy.

Harvard Health Publishing. 9 tips do boost your energy naturally.

 

LEIA MAIS