Administrando o Tratamento: Quais Efeitos Colaterais Podem Interferir na Alimentação e o Que Fazer

por Equipe Danone Nutricia 10 de Setembro de 2018

As opções de tratamento oncológico disponíveis incluem cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e mais recentemente terapia alvo e imunoterapia. Estas modalidades podem ser usadas de forma isolada ou combinadas entre si dependendo do tipo e do estágio em que se encontra a doença e das condições clínicas do paciente.

Independente da modalidade escolhida, o tratamento pode provocar efeitos colaterais tais como úlceras na boca e mucosas (mucosite), náuseas, vômitos, alteração no paladar e no olfato, sensação de boca seca, sensação de saciedade precoce, alteração do funcionamento do intestino, perda de apetite, entre outros, interferindo na ingestão alimentar e contribuindo para a perda de peso.

A tabela abaixo exemplifica alguns desses efeitos e dicas que podem auxiliar no manejo

Durante o tratamento você pode ter um ou vários desses efeitos ao mesmo tempo. Apesar de difícil, é muito importante que você continue se alimentando para preservar sua força e evitar interrupções no tratamento.

Procure um nutricionista que poderá lhe auxiliar nas melhores escolhas alimentares e indicar quais suplementos poderão lhe auxiliar para alcançar suas necessidades nutricionais.

Este acompanhamento individualizado é imprescindível e deve iniciar o mais precoce possível para evitar a perda de peso e a desnutrição contribuindo para que o tratamento aconteça conforme planejado o que sem dúvida favorece o resultado final.

Referências:

O conteúdo deste material foi desenvolvido exclusiva e integralmente por Nutricionista Maria Emília Fabre

  • Nutricionista do Centro Médico do Aparelho Digestivo
  • Especialista em Nutrição Parenteral e Enteral pela Braspen/SBNPE
  • Membro da EMTN do Centro de Pesquisas Oncológicas

 

Leia mais

Perguntas sobre nossos produtos?

Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!