Alimentação saudável durante o tratamento oncológico

por Equipe Nutrição em Câncer 10 de Setembro de 2018

Mesmo sem a necessidade de uma dieta específica durante o tratamento oncológico, devemos estar atentos com a alimentação para fornecer ao corpo tudo o que ele precisa. Se a escolha dos alimentos for aleatória, só levando em conta o paladar e o visual, corremos o risco de ter uma alimentação deficiente em nutrientes.

O organismo precisa de vários nutrientes que se encontram em diferentes grupos de alimentos. Os nutrientes são as proteínas, os carboidratos, as gorduras, as vitaminas e os minerais. Uma alimentação equilibrada e saudável é composta por:

Cada um desses grupos fornece alguns, mas não todos os nutrientes que uma pessoa precisa. Alimentos de um grupo não podem substituir alimentos de outro. Assim, para uma alimentação saudável e equilibrada você deve consumir uma variedade de alimentos dentro dos grupos.

 

COMO MANTER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?

Mastigue bem os alimentos e devagar, facilitando a digestão.

O excesso de gordura na alimentação é um fator de risco para diversas doenças, principalmente cardiovasculares. Prefira carnes magras, sem pele. Evite banha, frituras e molhos gordurosos. Use com moderação o azeite para temperar a salada.
Dica: prefira o azeite de oliva.

Evite consumir embutidos (presunto, mortadela, salame, linguiça, salsicha, entre outros), enlatados, alimentos em conserva, comida congelada, macarrão instantâneo e comidas tipo fast-food.

Dê preferência aos leites e iogurtes com menor teor de gordura, como os desnatados ou semi-desnatados e queijos brancos, como as minas frescal, ricota e cottage.

 

O corpo humano precisa de líquidos, por isso beba de 8 a 10 copos de líquidos por dia, entre água, chás, sucos naturais, etc.

Faça refeições coloridas. As cores dos alimentos indicam a presença de vitaminas e minerais importantes.

Use temperos naturais à vontade como cheiro verde, alho, cebola, louro, manjericão, manjerona, alecrim, gengibre. Evite temperos artificiais, como caldos industrializados.

Dê preferência a sucos naturais ao invés de refrigerantes e sucos artificiais.

 

Para manter um bom ritmo intestinal o nosso corpo precisa de líquidos aliados a alimentos ricos em fibras, como frutas (mamão, ameixa-preta, laranja, maçã ou pêra com casca e abacate), verduras cruas (especialmente folhosas), cereais integrais, aveia, linhaça, quinoa, chia, etc

 

 

[Referências:]

O conteúdo deste material foi desenvolvido exclusiva e integralmente pela Nutricionista
Maria Emília Fabre

  • Nutricionista do Centro Médico do Aparelho Digestivo
  • Especialista em Nutrição Parenteral e Enteral pela Braspen/SBNPE
  • Membro da EMTN do Centro de Pesquisas Oncológicas

 

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