Dieta rica em aminoácidos essenciais e outros segredos para músculos saudáveis

por Equipe Danone Baby 24 de fevereiro de 2020 5 minutes

Os aminoácidos essenciais, obtidos no consumo de alimentos como ovos, leites e seus derivados, são fundamentais para o fortalecimento muscular

Fortalecer os músculos não é uma necessidade apenas para atletas. O nosso corpo está em constante movimento, mesmo quando estamos dormindo. Por isso, a resistência muscular é fundamental para cumprir as funções diárias. 

Grande parte da recuperação muscular ocorre no período do sono e, para que isso ocorra, é necessária a ingestão adequada de proteínas. Por meio da digestão, o nosso organismo é capaz de quebrar as proteínas e transformá-las em moléculas menores, chamadas aminoácidos. 

Os principais papéis dos aminoácidos estão relacionados com a manutenção muscular, determinada pelo balanço entre a quebra e a produção de proteína no músculo. 

O papel da nutrição no fortalecimento muscular

Os aminoácidos são divididos em dois principais grupos: os essenciais, que o organismo não consegue produzir e, portanto, são obtidos pelo corpo por meio da dieta; e os não essenciais, produzidos pelo organismo para funções específicas. 

Os aminoácidos essenciais, obtidos por meio da alimentação, são necessários para a manutenção muscular. As proteínas ricas nesses aminoácidos induzem a produção e recuperação do músculo esquelético e, portanto, devem fazer parte de uma dieta equilibrada.

Dentre os aminoácidos essenciais, a leucina, a isoleucina e a valina são consideradas determinantes para a síntese muscular. Eles estão presentes em alimentos como ovo, peixe, carne, feijão, ervilhas, castanhas, amêndoas, amendoim, avelã, leite e seus derivados. Também podem ser encontrados em suplementos, que devem ser receitados pelo médico ou nutricionista. 

A suplementação pode ser necessária quando o consumo de proteínas de qualidade não é obtido pela dieta em quantidades adequadas. O consumo dessas substâncias, quando associado à prática de exercícios físicos, pode promover o ganho de força e massa muscular.

dicas para músculos fortes e saudáveis

A alimentação saudável, que combina fontes de proteínas, carboidratos à base de grãos, frutas e legumes, é essencial. Você deve consultar um nutricionista para elaborar uma dieta adequada para te ajudar a construir músculos saudáveis e manter a energia.

O sono também é fundamental para a recuperação muscular, pois permite a cura adequada dos tecidos. Adultos devem dormir de sete a oito horas por noite, tempo suficiente para reparar o tecido muscular e reabastecer as reservas de energia do músculo. 

Por fim, você não precisa limitar a construção muscular a práticas de exercícios. Estes são fundamentais, mas atividades diárias também auxiliam. Para fortalecer os músculos das pernas, quadris, nádegas e abdômen, por exemplo, você pode utilizar as escadas. Procure se manter ativo, caminhar quando possível e evite o sedentarismo. 

Vida ativa, sono de qualidade e dieta balanceada e rica em aminoácidos essenciais são os segredos para músculos fortes.

 

Referências:

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