Estresse pode estar relacionado com declínio de memória

Estresse pode estar relacionado com declínio de memória

por Equipe Danone Baby 21 de fevereiro de 2020 5 minutes

O estresse crônico, que se estende por longos períodos de tempo, pode prejudicar o trabalho dos neurônios no hipocampo

Quando ocorre com pouca frequência, o estresse é uma reação normal do organismo e pode até ser benéfico quando precisamos enfrentar situações de emergência. Isso ocorre graças à liberação de um hormônio chamado cortisol. 

Quando liberado, impulsos nervosos são transmitidos ao hipotálamo, aumentando a pressão arterial e o açúcar no sangue. Assim, temos energia para enfrentar situações estressantes. Essa reação poderia funcionar como um mecanismo de sobrevivência quando o ser humano estava em processo de evolução e vivia em outras condições. 

Hoje, no entanto, os níveis de estresse que enfrentamos são muito mais altos e esse mecanismo acaba prejudicando o funcionamento do corpo e da memória. Entenda:

como o estresse afeta a memória

Dependendo da situação e da frequência, o estresse pode ser prejudicial, pois os hormônios liberados quando estamos estressados podem prejudicar drasticamente a concentração, o planejamento e a tomada de decisões. 

O cortisol em particular está relacionado com a formação de memórias e com a dificuldade de recuperá-las mais tarde. Além disso, o estresse crônico, que se estende por longos períodos, está associado a um pior desempenho da memória ao longo do tempo.

Em poucas palavras, o nosso corpo é feito para lidar com o estresse em situações pontuais, reagindo a elas. Por outro lado, não é bem preparado para lidar com o estresse crônico. Imagine o seguinte: você está caminhando por um bairro vazio durante a noite e ouve um barulho estranho. O seu organismo, sob a influência do estresse, irá se preparar para lidar com a situação de emergência. Seus sentidos e a sua habilidade de tomar decisões ficarão mais aguçadas.

No caso do estresse crônico, as estratégias adaptativas do corpo se tornam prejudiciais. Isso porque a liberação de corticoide por longos períodos de tempo pode ser tóxica para o cérebro. O hormônio pode interferir na capacidade de comunicação dos neurônios no hipocampo, a região do cérebro associada à memória.

Como você tem lidado com o estresse? Caso seu médico ache necessário, ele poderá pedir um exame de sangue específico para saber se o seu nível de cortisol está aumentado. Você também pode tomar algumas medidas comportamentais para tentar amenizar os momentos de estresse e melhorar a forma como lidar com ele.

como lidar com o estresse no dia a dia

Veja as dicas abaixo:

  • Meditação;

  • Gerenciamento do tempo;

  • Boa noite de sono;

  • Atividade física;

  • Mudanças nutricionais;

  • Respiração consciente

Sobre esse último ponto, vale uma explicação: respirar é um movimento involuntário, mas que podemos controlar conscientemente. Isso nos dá o poder de interromper nossas respostas de estresse involuntário e estabelecer um maior equilíbrio ao sistema nervoso. O grande benefício é que não precisamos de muito planejamento para colocar esses passos em prática 

Quando você se sentir estressado, lembre-se de respirar intencionalmente. Comece com algumas respirações fortes, longas e profundas, e tente notar as sensações físicas que acompanham essas respirações.

Após algumas dessas respirações iniciais, mude para uma técnica chamada respiração ressonante, na qual o tempo total gasto em cada inspiração e expiração em conjunto é de 10 segundos. Eventualmente, o ritmo continuará por conta própria. Continue assim até sentir que tem controle sobre suas próprias reações.

Todos nós estamos sujeitos a enfrentar situações estressantes todos os dias e, por vezes, pode parecer impossível lidar com algumas delas. Porém, conhecendo melhor a si mesmo e tendo consciência dos seus limites e de suas habilidades, é possível se recuperar.

 

Referências:

1 - Wolf, O. T., et al. 'Stress and memory: a selective review on recent developments in the understanding of stress hormone effects on memory and their clinical relevance.' Journal of neuroendocrinology 28.8 (2016). 

2 - Harvard Business Review. A Simple Way to Combat Chronic Stress. 2016

3 - Cognitive Neuroscience Society. Stress Hormone Hinders Memory Recall. 2013. https://www.cogneurosociety.org/cortisol_memory

4 - Peavy, Guerry M., et al. 'Effects of chronic stress on memory decline in cognitively normal and mildly impaired older adults.' American Journal of Psychiatry 166.12 (2009): 1384-1391.

5 - Psychology Today. Is Stress Bad or Good for Memory?

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