Luz solar, cogumelos e outras fontes de vitamina D

Luz solar, cogumelos e outras fontes de vitamina D

por Equipe Danone Baby 03 de fevereiro de 2020 5 minutes

A vitamina D pode ser obtida por meio de certos alimentos alimentos naturalmente ricos no nutriente, além de suplementos e da exposição à luz solar

A vitamina D é um nutriente importante para a saúde dos ossos e tem diversas outras funções, mas infelizmente não está presente em muitos alimentos. Por isso, a suplementação pode ser necessária quando há deficiência. 

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O corpo precisa de vitamina D para absorver cálcio e fósforo, contribuindo com o crescimento dos ossos. Em crianças, a deficiência pode resultar em uma doença chamada raquitismo, enquanto em adultos pode 
causar osteoporose. As substâncias reguladas pela vitamina também têm papel importante na 
contração muscular e no funcionamento do coração.

A vitamina D influencia, ainda, o desenvolvimento dos ossos do feto durante a gestação e atua no funcionamento do sistema imune. 

As fontes de vitamina D

A vitamina D é lipossolúvel, o que significa que é absorvida pelo intestino e, em seguida, transportada pelo sistema linfático até o tecido onde será armazenada. Ela é encontrada em alguns poucos alimentos, pode ser adicionada a outros e ainda disponibilizada como suplemento.

A vitamina D pode ser obtida por meio do consumo dos seguintes alimentos:

  • Salmão
  • Atum
  • Bacalhau
  • Cogumelos
  • óleo de fígado de peixe
  • Gema de ovo
  • Figado de boi
  • Ostras
  • Camarão

Alguns alimentos também são artificialmente fortificados com vitamina D, como leites de soja e cereais. Eles não substituem a ingestão de alimentos naturalmente ricos no nutriente, mas podem ser uma forma de aumentar a ingestão de vitamina D. 

Os suplementos com nutrientes que contribuem para a saúde óssea e muscular também têm a vitamina D na composição. Já o suplemento específico de vitamina D pode ser encontrado como composto na forma de vitamina D3 (colecalciferol) e vitamina D2 (ergocalciferol). 

Além disso, a vitamina D é produzida endogenamente no organismo quando os raios ultravioletas da luz solar atingem a pele e desencadeiam a síntese do nutriente. 

A obtenção de vitamina D pela exposição à luz solar depende de uma série de fatores, como a estação do ano, a presença de nuvens, a quantidade de melatonina na pele (um hormônio produzido naturalmente pelo corpo) e o uso de protetor solar. Além disso, a radiação UVB não penetra no vidro. Portanto, se você passa o dia fechado no escritório e só anda de carro, é possível que não esteja obtendo a quantidade necessária. 

Se você está com deficiência de vitamina D, consulte um médico ou nutricionista que indicará o melhor caminho para repor o nutriente. 

Referências:

1 - Institute of Medicine, Food and Nutrition Board. Dietary Reference Intakes for Calcium and Vitamin D. Washington, DC: National Academy Press, 2010.

2 - Maeda, Sergio Setsuo, et al. "Recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) para o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose D." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (2014).

3 - U.S. Department of Agriculture, Agricultural Research Service. 2011. USDA National Nutrient Database for Standard Reference, Release 24. Nutrient Data Laboratory Home Page, http://www.ars.usda.gov/ba/bhnrc/ndlexternal link disclaimer. 

4 - Holick MF. Vitamin D deficiency. N Engl J Med. 2007;357(3):266-281.

5 - Wharton B, Bishop N. Rickets. Lancet 2003;362:1389-400. [PubMed abstract]

Holick MF. Photobiology of vitamin D. In: Feldman D, Pike JW, Glorieux FH, eds. Vitamin D, Second Edition, Volume I. Burlington, MA: Elsevier, 2005.

6. National Institute of Health. Vitamin D. 

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