Nutrientes e a memória: o papel do ômega 3

por Equipe Danone Baby 21 de fevereiro de 2020 5 minutes

O ômega 3 é um ácido graxo que auxilia a saúde do cérebro e da memória

Assim como o corpo, nosso cérebro também envelhece. E, assim como fazemos com o resto do organismo, também há estratégias para ajudar o cérebro a envelhecer bem.

Um das principais estratégias é cuidar da alimentação. O sistema nervoso é, sobretudo, composto por lipídios. O ômega 3 é um ácido graxo (tipo de lipídio) importante na constituição e fluidez das membranas cerebrais. Por isso, o consumo de tal nutriente pode estar relacionado à boa saúde do cérebro e da memória.

Ômega 3 e memória

O ômega 3 – como os ácidos eicosapentaenoico (EPA) e docosahexaenóico (DHA) – protege as membranas cerebrais contra lesões ocasionadas pela idade avançada. Em um estudo feito ao longo de nove anos, investigou-se a relação entre a doença de Alzheimer e o consumo de óleo de peixe. Os cientistas observaram que consumir o alimento duas ou mais vezes por semana diminui em 50% a probabilidade de desenvolver a condição.

 

Outro estudo, realizado com adultos jovens, investigou se o DHA seria capaz de melhorar o desempenho cognitivo em adultos saudáveis, e se outros fatores, como o sexo e certas alterações genéticas, também afetariam esse desempenho.

O resultado mostrou que a suplementação rica em DHA melhorou a memória episódica, responsável pelo registro de experiências da vida pessoal e eventos, e a memória de trabalho, que armazena informações necessárias para cumprir metas.  

Estudos anteriores já demonstraram que o DHA se acumula em áreas envolvidas na memória e atenção, como o córtex cerebral e o hipocampo.

Por isso tudo, a ingestão de peixe ou óleo de peixe foi considerada como uma maneira potencial de prevenir  a doença de Alzheimer. Além disso, a suplementação com o nutriente na dieta pode ser receitada pelo médico quando necessário, aprimorando a saúde do cérebro.  

fontes de ômega 3

Veja, abaixo, quais são as principais fontes de ômega 3 provenientes da dieta: 

  • Anchovas 

  • Linguado 

  • Ostra 

  • Salmão 

  • Sardinha 

  • Truta 

  • Atum 

  • Arenque 

  • Cavalinha 

Alguns alimentos podem ser fortificados com ômega 3, como sucos, pães, ovos, aveia e leite de soja. Converse com o nutricionista para entender qual tipo de dieta pode ser mais adequada para o seu organismo. Ele também poderá indicar se a suplementação é necessária.  

Referências: 

Zanardo, Pamela Bueno, Maria Claúdia Bernardes Spexoto, and Vanessa Fernandes Coutinho. "Benefícios do ômega-3 (Ω-3) na Doença de Alzheimer." Inova Saúde 3.1 (2014). 

Stonehouse W, Conlon CA, Podd J, Hill SR, Minihane AM, Haskell C, Kennedy D. DHA supplementation improved both memory and reaction time in healthy young adults: a randomized controlled trial. Am J Clin Nutr. 2013;97(5):1134-43. 

Sanhueza, Julio, Nieto, Susana, & Valenzuela, Alfonso. (2004). Acido docosahexaenoico (DHA), desarrollo cerebral, memoria y aprendizaje: la importancia de la suplementacion perinatal. Revista chilena de nutrición, 31(2), 84-92. 

 

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