Práticas que relaxam o corpo após a atividade física

por Equipe Danone Baby 26 de junho de 2017 5 minutes

Alongamento ou caminhada, por exemplo, ajudam o corpo a relaxar e a se recuperar 

Relaxar o corpo após a prática de atividade física é tão importante quanto fazer exercícios. O relaxamento é necessário para que os músculos possam se reparar, reconstruir e fortalecer. 

No período de relaxamento e descanso, o organismo se recupera do esforço feito e também se adapta a ele. Quando damos início a uma nova atividade física, como ir à academia ou jogar futebol, o corpo pode ficar dolorido após a prática. Mas, conforme adotamos uma rotina de exercícios e em seguida, de relaxamento, a tendência é que o corpo se acostume. 

O excesso de exercícios sem descanso pode causar danos ao tecido muscular, perda de líquidos e o esgotamento dos estoques de energia, como o glicogênio, encontrado principalmente nos músculos. O tempo de recuperação, por outro lado, permite a reposição desses estoques. 

Algumas atividades ajudam o corpo a relaxar e a se recuperar após a prática de exercício físico. Veja quais são elas e quais seus benefícios:

Alongamento: quando realizado logo após a atividade física, de maneira lenta e contínua, tem a função de relaxar os músculos, melhorar a flexibilidade, a circulação sanguínea e a postura. É importante que você esteja confortável durante o movimento.

Massagem: nas regiões que permaneceram mais tensas após o exercício, a massagem melhora a oxigenação dos tecidos e ameniza dores musculares. Ela pode ser feita manualmente com o auxílio de cremes ou rolando bolinhas terapêuticas sobre a musculatura em pressão suave. Além disso, recomenda-se a utilização de gelo diretamente em contato com a pele, fazendo movimentos circulares, conhecido como crioterapia.

Watsu: esta técnica de relaxamento consiste em movimentos de alongamento com o corpo imerso em água aquecida. Entre os benefícios estão a melhora da mobilidade articular, o aumento da circulação sanguínea no local e a redução da fadiga muscular pós exercício.

Yoga: a atividade é muito indicada para realizar após atividades físicas intensas, pois inclui técnicas de relaxamento e respiração que trazem benefícios para o sistema nervoso central e outros órgãos vitais, proporcionando equilíbrio mental e físico.

Meditação: a técnica tem o intuito de "esvaziar" a mente, acalmar o organismo, reduzir a pressão arterial e dessa forma, proporcionar o bem-estar. Uma técnica recomendada é sentar-se com a coluna reta, as pernas cruzadas e as mãos apoiadas nas pernas. Em seguida, concentrar-se totalmente na respiração. O tempo de permanência irá variar conforme o empenho de cada um, mas é possível incentivar a concentração e a disposição. Esse estado de profundo relaxamento ajuda o organismo a retornar às funções fisiológicas ao repouso, como músculos e frequência cardíaca.

Exercícios respiratórios: por meio de variações da inspiração e expiração, os músculos podem relaxar mais facilmente e as funções fisiológicas voltam ao repouso. Uma das técnicas é respirar apenas pelas narinas, sendo que a expiração tem que durar o dobro da inspiração. A partir de alguns minutos, já é possível notar os resultados.

Caminhada: muitos já viram os atletas de ponta e maratonistas caminharem após grandes esforços. A caminhada proporciona uma ação relaxante na musculatura que mantém a circulação sanguínea regulada e favorece a oxigenação dos tecidos.

 

Referências:

1 - Reilly, Thomas, and Bjorn Ekblom. "The use of recovery methods post exercise." Journal of sports sciences 23.6 (2005): 619-627.

2 - Jin, Putai. "Efficacy of Tai Chi, brisk walking, meditation, and reading in reducing mental and emotional stress." Journal of psychosomatic research 36.4 (1992): 361-370.

LEIA MAIS