Vitamina D: crescimento dos ossos e outras funções

por Equipe Danone Baby 02 de fevereiro de 2019 5 minutes

A vitamina D é um dos principais nutrientes para a promoção da saúde ao longo da vida, desde a gestação até a velhice

A vitamina D é famosa pelo seu papel importante na saúde dos ossos, mas também é responsável por diversas outras funções no organismo. O nutriente é fundamental para a saúde cardiovascular, músculos e também durante a gestação.

Veja, abaixo, como a vitamina D atua na promoção da sua saúde:

Ossos, músculos e defesa do organismo

O corpo precisa de vitamina D para absorver cálcio e fósforo, aumentando a absorção desses sais minerais no intestino e promovendo o crescimento dos ossos. A deficiência da substância na infância pode resultar em uma doença chamada raquitismo, caracterizada pela mineralização insuficiente dos ossos. A criança pode apresentar fraqueza muscular, tendência para fraturas, braços ou pernas arqueados, deficiências na coluna, atraso no crescimento dos ossos, entrou outros. 

Em adultos, a falta de vitamina D pode provocar ossos deformados. Além disso, as substâncias reguladas pela vitamina D também têm papel importante nas contrações musculares. Quando há deficiência, há mais riscos de quedas e fraturas. O bombeamento de sangue pelo coração, que também é um músculo, pode ficar prejudicado.

A vitamina D ainda atua no fortalecimento do sistema de defesa, ajudando o corpo a se proteger contra possíveis doenças. Isso ocorre porque os linfócitos, um tipo de glóbulo branco presente no sangue, têm receptores para a substância.

Outras funções da vitamina D

Estudos recentes também mostram que a deficiência de vitamina D pode estar relacionada a doenças cardíacas, depressão, ganho de peso e a alguns tipos de câncer. Isso não significa que a falta da substância provoque a enfermidade, mas que provavelmente pessoas com níveis mais altos de vitamina D têm menor risco. 

Evidências científicas também mostram que a deficiência da vitamina em crianças poderia estar associada a um aumento do risco de diabetes tipo 1. Assim, regular os níveis no organismo poderia ajudar a prevenir a doença no futuro. 

Vitamina D na gravidez

Da mesma forma, a vitamina D em quantidades corretas na gravidez poderia diminuir os riscos de diabetes gestacional e de hipertensão arterial. De fato, a substância é essencial durante a gravidez, pois também atua na saúde óssea do bebê.

Os ossos do feto crescem e se formam rapidamente durante a gravidez, e a vitamina D é parte fundamental desse processo, já que regula a quantidade de cálcio e fosfato no corpo. 

Como conseguir vitamina D em quantidade suficiente?

A luz solar é a principal forma de ativar a vitamina D no organismo. Por isso, pessoas que vivem em locais onde está sempre nublado, ou que passam seus dias dentro de um escritório, podem enfrentar a deficiência do nutriente.

Mas a vitamina D também pode ser encontrada em alimentos – como peixes gordurosos, leite, ovos e fígado bovino – e em suplementos. Veja aqui quais são as principais fontes do nutriente (linkar texto sobre as principais fontes de vitamina d) e consulte sempre seu médico ou nutricionista. 

Bibliografia:
Cleveland Clinic (“Vitamin D Deficiency”)
 Web medical Team (“The Truth About Vitamin D: Why Do You Need Vitamin D”)

LEIA MAIS