Dicas para uma boa noite de sono

Dicas para uma boa noite de sono

por Equipe Danone Nutricia

Uma boa noite de sono parece estar distante da realidade de muitas pessoas que sofrem com a dificuldade para dormir ou que acordam durante a noite com dificuldade para voltar a dormir. O percentual de pessoas que tem alguma dificuldade relacionada ao sono varia entre 30-50% da população mundial. Consequências como cansaço, falta de energia, dificuldade de concentração e irritabilidade são comuns [1].

Algumas dicas para ter uma boa noite de sono são [2]:

  • Ter horários regulares para dormir e acordar; tente manter sempre os mesmos horários, pois isso é importante para o ciclo do sono;
  •   Ir para a cama somente no horário de dormir; evitar televisão e celular após se deitar;
  • O ambiente de dormir deve ser  escuro;
  • Não fazer uso de álcool ou café e determinados chás  (como chá verde, chá preto)  próximo ao horário de dormir;
  • Evite dormir durante dia;
  • Jantar comidas leves, como por exemplo, salada (legumes e verduras), carne magra e fibras (p. ex. arroz integral, pelo menos 02 horas antes de dormir;
  • Realizar atividades que acalma a como ler livros , tomar banho morno ou ouvir músicas relaxantes;
  • Consumir leite morno  e derivados à noite, parecem estar associados com uma melhora no sono [3].



Todas essas dicas são relevantes para a melhora da qualidade do sono. Tente prestar mais atenção nelas e nas mudanças que você pode adotar para o seu dia-a-dia, melhorando assim a sua qualidade de vida e disposição.

 

Referências

1- Hurtley, Charlotte, ed. Night noise guidelines for Europe. WHO Regional Office Europe, 2009.

2 -Instituto do sono http://www.sono.org.br/sono/sono.php

3  -St-Onge, Marie-Pierre, Anja Mikic, and Cara E. Pietrolungo. "Effects of Diet on Sleep Quality." Advances in Nutrition: An International Review Journal 7.5 (2016): 938-949.

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