Dieta MIND ajuda a prevenir Alzheimer

Dieta MIND ajuda a prevenir Alzheimer

por Equipe Danone Baby 04 de fevereiro de 2020 5 minutes

A dieta se baseia no consumo de alimentos frescos e naturais, como frutas vermelhas, grãos e peixe

Evidências científicas comprovam que não faltam motivos para adotar uma alimentação saudável hoje. Além de todos os benefícios para o corpo, comer bem também tem papel na memória. Estudos recentes mostram que a dieta MIND foi muito efetiva na redução da incidência de Alzheimer.

O que é dieta MIND?

A dieta MIND é uma mescla da dieta mediterrânea, baseada no consumo de alimentos frescos e naturais como frutas, legumes, cereais, leite, queijo e azeite, e da  DASH (sigla para “abordagens dietéticas para reduzir a hipertensão”).

Além de ser combinação das duas dietas, a MIND também inclui alimentos conhecidos por trazer benefícios ao cérebro, como as frutas vermelhas. A dieta MIND pode conter:

  • Vegetais de folhas verdes, como espinafre e salada (pelo menos seis porções por semana)
  • Outros vegetais (pelo menos um por dia)
  • Nozes
  • Frutas vermelhas, como mirtilo, amora, framboesa, morangos, açaí e goji berry
  • Feijão, soja e lentilha
  • Grãos integrais
  • Peixe
  • Aves como frango e peru
  • Azeite
  • Vinho

Por outro lado, deve-se evitar alimentos como carne vermelha, manteiga, margarina, queijo, doces, frituras e fast-food. Isso não significa que você deve cortar completamente os itens da sua lista, mas deve consumi-los com pouca frequência. Converse com o seu médico ou nutricionista para entender o que e em qual intensidade você deve comer.

Dieta MIND e Alzheimer

A dieta MIND foi criada especificamente para reduzir o risco de doenças que afetam a memória e a mente, como o Alzheimer. Isso porque ela protege o cérebro de eventos que, com o decorrer do tempo, podem favorecer o aparecimento da condição. 

Pesquisadores da Rush University, nos Estados Unidos, avaliaram mais de 900 idosos participando de um projeto que estuda o processo de envelhecimento. Os pesquisadores avaliaram as informações nutricionais dos participantes que já estavam seguindo os princípios básicos da dieta MIND, bem como daqueles que adotaram a dieta mediterrânea e a dieta DASH.

Eles observaram as incidências de Alzheimer durante um período de cinco anos e descobriram que os idosos que seguiram a dieta MIND reduziram o risco de desenvolver a doença em até 53%. Mesmo os participantes que não seguiram a alimentação de forma rigorosa reduziram a doença em até 35%. 

A dieta MIND, portanto, é uma aliada da sua memória. Mesmo se você não tem histórico de Alzheimer na família ou outros fatores de risco, ela ainda pode te beneficiar. Afinal, ela se concentra em alimentos integrais e nutritivos. Portanto, não é benéfica apenas para o cérebro, mas também para o coração e a saúde geral.

Referências:

Scarmeas, Nikolaos, et al. 'Mediterranean diet and risk for Alzheimer's disease.' Annals of neurology 59.6 (2006): 912-921

Morris, Martha Clare, et al. 'MIND diet slows cognitive decline with aging.' Alzheimer's & dementia 11.9 (2015): 1015-1022

Morris, Martha Clare, et al. 'MIND diet associated with reduced incidence of Alzheimer's disease.' Alzheimer's & Dementia 11.9 (2015): 1007-1014. 4 - Dictionary of Food Science and Nutrition. A&C Black, London. 2006

Stoner, Gary D., et al. 'Multiple berry types prevent N-nitrosomethylbenzylamine-induced esophageal cancer in rats.' Pharmaceutical research 27.6 (2010): 1138-1145

Rush University. New MIND diet may significantly protect against Alzheimer’s disease

Web Medical Team. The MINd diet may help prevent Alzheimer’s

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