Jogos e atividades para exercitar a memória

Jogos e atividades para exercitar a memória

por Equipe Danone Baby 04 de fevereiro de 2020 5 minutes

Jogos de celular ou atividades do dia a dia, como fazer contas de cabeça, podem retardar a decadência da saúde cognitiva

O cérebro envelhece junto com o corpo, o que pode trazer prejuízos à memória. Outros fatores, como o estresse e  uma dieta inadequada, também podem prejudicar a saúde cognitiva. A boa notícia é que você pode exercitar a mente diariamente por meio de diferentes atividades.

Por que exercitar a memória?

A reserva cognitiva do cérebro – sua capacidade de suportar danos neurológicos devido ao envelhecimento e outros fatores sem mostrar sinais visíveis de lentidão ou perda de memória – diminui ao longo dos anos. Isso pode dificultar a execução de tarefas mentais. 

Mas, assim como os exercícios físicos ajudam a manter o corpo saudável e funcionar, as atividades para a memória podem aumentar a reserva cognitiva do cérebro, que sempre se beneficia do aprendizado e da prática.

Como exercitar a memória

Jogos disponíveis em sites e aplicativos podem ser opções práticas e divertidas para exercitar a memória. O Cognifit, por exemplo, divide os games em seções como memória, percepção, coordenação e atenção. No celular, você pode buscar o Peak, que concentra vários jogos e quebra-cabeças para o cérebro, ou o Fit Brains, para treinar a capacidade de se concentrar e a saúde cognitiva. Ambos estão disponíveis para IOs e Android. 

Mudar a forma de fazer as suas tarefas do dia a dia também pode ajudar a exercitar o cérebro, como fazer contas de cabeça e tentar se lembrar de todos os itens que escreveu em uma lista de compras. Outras atividades, como aprender a tocar um instrumento musical, aprender um novo idioma ou tentar desenhar um mapa só de memória são boas opções.

Para que você comece a praticar agora mesmo, leia os textos abaixo e tente responder as perguntas contando apenas com a sua memória, sem ler o texto novamente para responder.

Conto da caixa registradora

Um comerciante tinha acabado de apagar as luzes da loja quando apareceu um homem exigindo dinheiro. O dono do estabelecimento abriu a caixa registradora. Tudo o que havia nela foi levado pelo homem, que fugiu correndo. Um policial foi notificado imediatamente.

Perguntas:

1 – O homem que abriu a caixa registradora era o dono. Certo ou errado?

2 – O homem só apareceu depois que as luzes foram apagadas. Certo ou errado?

3 – O assaltante era um homem. Certo ou errado?

4 – Nesse conto, há uma série de fatos em que apenas quatro pessoas são citadas: o dono da loja, o homem que pediu dinheiro e dois policiais. Certo ou errado?

A perseguição de carro

Um BMW em alta velocidade contornou o tribunal, perseguido por um Mercedes preto. Cantando pneu, furou um sinal que estava passando para o vermelho e, por pouco, não atropelou um idoso que atravessava a rua com uma bengala e uma sacola de supermercado. Um carro da polícia vinha no sentido oposto com as luzes e a sirene ligadas. O BMW desviou-se para evitar o carro da polícia, mas o Mercedes bateu num hidrante, que começou a esguichar água, fazendo a alegria das crianças no bairro.

Perguntas:

1 – Em que direção vinha o carro da polícia?

2 – Quantas coisas o idoso carregava?

3 – Qual a cor do sinal de trânsito?

4 – Qual dos carros bateu no hidrante?

Como você se saiu? Quantas perguntas conseguiu responder corretamente sem olhar no texto? E o que ajudou a se recordar delas? Por exemplo, você leu mais devagar, pesquisou os dados na mente ou visualizou os fatos? Reflita sobre a sua performance e tente repetir os exercícios com outros textos no futuro.

LEIA MAIS