O papel da nutrição na cicatrização de feridas

Por que os nutrientes são importantes para a cicatrização?

por Equipe Danone Baby 20 de fevereiro de 2020 5 minutes

carboidratos, proteínas e outros nutrientes devem estar incluídos na sua dieta para dar suporte à cicatrização de machucados

Provavelmente você já teve algum ferimento no corpo ou já passou por alguma cirurgia que te deixou uma cicatriz. Normalmente, a maioria das feridas de menor porte e em pessoas saudáveis podem ser curadas rapidamente quando mantidas limpas e livres de infecção.

No entanto, mesmo sendo saudável, você precisa ajudar o seu corpo a se recuperar tanto em situações menos invasivas, como após pequenas queimaduras, ou em feridas mais extensas, como após cirurgias. Além disso, feridas mais graves podem exigir intervenção médica.

Independentemente do tipo de ferida, você já pensou em como nosso o organismo tenta se recuperar de uma ferida, para que depois de um tempo ela se torne apenas uma cicatriz? A nutrição tem papel importante nessa recuperação. Carboidratos, por exemplo, são fundamentais para dar energia ao corpo, enquanto as proteínas constituem, mantêm e reparam os tecidos do corpo. Os nutrientes têm diversas funções, e a deficiência deles pode prejudicar a saúde. Quando nos ferimos, o corpo precisa de proteínas, calorias e nutrientes extras.

Para que uma ferida cicatrize, a camada superficial da pele precisa ser reconstruída. Mas o machucado também é algo interno, que foi lesado e, portanto, precisa ser recuperado de dentro para fora. Além disso, os mecanismos de reparação e de defesa do nosso organismo, responsáveis pelo processo de cicatrização, funcionam de maneira bastante complexa. 

Para que os mecanismos de reconstrução do tecido funcionem de forma adequada, algumas ferramentas apropriadas são necessárias. Elas dão suporte para recuperar tanto a camada superficial da pele, quanto as mais profundas. 

Tais ferramentas são obtidas por meio de uma alimentação que forneça nutrientes em quantidades suficientes para reparar os tecidos. 

Veja algumas dicas e procure, sempre, orientação do médico e/ou do nutricionista:

1 - Coma a quantidade suficiente que te traga energia, por meio de uma dieta equilibrada, contendo nutrientes como:

  • Carboidratos, pois são a maior fonte de energia do organismo, além de essenciais para que a cicatrização ocorra. Sem o carboidrato/energia, os tecidos não se recuperam de forma eficiente;

  • Proteínas, as maiores responsáveis pela reconstrução eficiente dos tecidos;

  • Vitaminas e minerais, pois além de exercerem funções antioxidantes e anti-inflamatórias, também são essenciais para que os outros nutrientes consigam exercer suas funções.

2 - Planeje refeições saudáveis e balanceadas

Essas refeições devem incluir a quantidade correta de alimentos dos seguintes grupos vegetais: proteínas, frutas, vegetais, laticínios e grãos. Inclua-os também nos pequenos lanchinhos que faz durante o dia. 

3 - Maior ingestão de vitaminas e minerais

Algumas feridas podem exigir a maior ingestão de vitaminas e minerais, como a vitamina C, encontrada em legumes e frutas como morango e espinafre, e o zinco, presente em grãos integrais e proteínas, como ovos, carne, laticínios ou frutos do mar.

4 - Use a suplementação nutricional adequada quando requerida pelo médico ou nutricionista. 

O profissional de saúde irá recomendar a melhor formulação específica para ajudar o seu processo de cicatrização.

5 - Mantenha-se hidratado

Beba água, chá, suco.

6 - Fique de olho em doenças crônicas

Pessoas que têm diabetes, por exemplo, podem ter dificuldades de cicatrização. Controlar os níveis de açúcar no sangue pode ajudar.

Referências

GUO, S. al; DIPIETRO, Luisa A. Factors affecting wound healing. Journal of dental research, 2010, 89.3: 219-229.

ARNOLD, Meghan; BARBUL, Adrian. Nutrition and wound healing. Plastic and reconstructive surgery, 2006, 117.7S: 42S-58S.

HEYMAN, H., et al. Benefits of an oral nutritional supplement on pressure ulcer healing in long-term care residents. Journal of wound care, 2008, 17.11: 476.

MACKAY, Douglas J.; MILLER, Alan L. Nutritional support for wound healing. Alternative medicine review, 2003, 8.4: 359-378.

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