Quimioterapia: o que é e quais alimentos dão apoio durante o tratamento

Quimioterapia: o que é e quais alimentos dão apoio durante o tratamento

por Equipe Danone Baby 19 de fevereiro de 2020 5 minutes

a quimioterapia é um dos tratamentos utilizados para tratar o câncer que consiste no uso de medicamentos para destruir tumores

A quimioterapia é um dos tratamentos mais populares para o câncer, no qual medicamentos específicos são utilizados para destruir tumores malignos. Tais drogas se misturam com o sangue e são levadas para todo o corpo.

A opção de tratamento é antiga, mas só floresceu substancialmente em tempos recentes. Hoje existem mais de uma centena de agentes quimioterápicos, tanto para uso oral como venoso (aplicação pelas veias), voltados para os mais variados tipos de câncer. 

 

Quimioterápicos e qual seus efeitos sobre o corpo

Quimioterápicos são produtos químicos ou biológicos que destroem as células cancerígenas, respeitando de forma mais ou menos adequada as células normais. Dependendo da sua toxicidade e do grau de comprometimento dos tecidos sadios, podem provocar efeitos adversos no corpo.

Por isso, a quimioterapia é associada a efeitos como vômitos, diarreia, fadiga, perda de cabelo e de apetite. Quando afeta a capacidade do doente se alimentar, pode prejudicar também o seu equilíbrio nutricional. 

As reações adversas podem dificultar ou mesmo interromper o tratamento, o que é indesejável. Afinal, para muitos pacientes, a quimioterapia é um meio eficaz, controlando a doença ou eliminando completamente o tumor. 

Como a quimioterapia é administrada?

A quimioterapia pode ser administrada de diversas formas:

  • Via oral: o paciente ingere o medicamento na forma de comprimidos

  • Intravenosa: a medicação é aplicada diretamente na veia 

  • Intramuscular: a medicação é aplicada no músculo por meio de injeções

  • Subcutânea: o medicamento também é aplicado por injeções, mas por baixo da pele 

  • Intracraneal: a medicação é aplicada no líquido da espinha

  • Tópico: o medicamento é aplicado em forma líquida ou em pomada na região afetada 

Como se preparar para a quimioterapia

Antes do tratamento, é indicado consumir um lanche ou uma refeição. Tenha lanches já preparados para depois da quimioterapia, caso se sinta indisposto para preparar algo para comer. Não hesite em se alimentar tarde da noite, se a fome surgir nesse momento.

Praticar exercícios como caminhadas ou natação é vantajoso para o apetite e o bem-estar. Interrompa-os temporariamente se ficar cansado e se apresentar febre ou infecções.

É importante, também, controlar o peso semanalmente. Caso diminua, é preciso informar o profissional de saúde que faz o acompanhamento do caso.  Atualmente, existem suplementos alimentares que ajudam a suprir as necessidades do paciente em quimioterapia, uma vez que cuidar da nutrição é fundamental para a qualidade de vida e recuperação durante e após o tratamento. O médico ou nutricionista podem indicá-los, se necessário.

 
Referências bibliográficas

Instituto Nacional de Câncer. O que é quimioterapia?

American Cancer Society. How Is Chemotherapy Used to Treat Cancer? 

LEIA MAIS