Ajudar o idoso a manter o peso

“Sem ânimo para comer”: como ajudar o idoso a manter o peso

por Equipe Danone Nutricia 23 de novembro de 2021 5 minutos

Consultar um nutrólogo e inovar nas refeições é fundamental para apoiar a alimentação adequada do idoso

Se o idoso não está se alimentando como deveria, é hora de arregaçar as mangas e ser criativo na cozinha para despertar o apetite. A perda de peso no envelhecimento é perigosa, pois torna a pessoa mais fraca, dependente e vulnerável a doenças.

Cada caloria e nutriente que o idoso consome é essencial para a sua saúde. À medida que envelhece, a absorção de nutrientes pelo corpo se torna menos eficiente, então é preciso manter a alimentação adequada em dia, sem vacilos. Além disso, a capacidade de saborear os alimentos diminui e problemas de mastigação podem surgir, reduzindo o apetite. Problemas emocionais também podem reduzir o ânimo para comer e prejudicar a manutenção do peso.

 

Consulta com o nutrólogo

Não subestime a importância de consultar um profissional de saúde para ajudar o idoso a se alimentar de forma adequada. O nutrólogo é um médico que se especializou em Nutrologia Funcional, área da medicina que estuda os impactos dos nutrientes no organismo. 

O especialista avalia os benefícios causados pela ingestão dos nutrientes, assim como os malefícios que certos alimentos podem trazer para a saúde. Dessa forma, ajuda a manter a saúde em dia, adotando um olhar personalizado para as necessidades específicas do paciente.

O nutrólogo também pode diagnosticar e tratar uma série de condições relacionadas à alimentação, como sarcopenia, desnutrição, obesidade, hipertensão arterial e diabetes.

Existem nutrólogos que também são geriatras ou especializados no atendimento de idosos. Esses profissionais são treinados para identificar problemas de alimentação relacionados ao envelhecimento e a elaborar estratégias para minimizá-los ou até resolvê-los. 

 

E o nutricionista?

O acompanhamento com o nutricionista, profissional graduado em nutrição, também é fundamental para o idoso. Ele poderá preparar cardápios com refeições completas, além de dar dicas sobre como se alimentar ao longo do dia, como horários, dicas de lanches saudáveis e assim por diante.

O nutricionista também pode recomendar o uso de suplementos para manter o peso e o aporte de nutrientes adequados quando há dificuldades de alimentação.

 

Criatividade na cozinha

De acordo com as recomendações do nutricionista e do nutrólogo, é hora de inovar na cozinha e dar uma incrementada nas refeições. Não é porque o idoso tem dificuldades para comer que é preciso alimentá-lo apenas com refeições insossas. Pelo contrário: é hora de apostar nos temperos, sabores inusitados e odores que dão água na boca.

Se existe dificuldade para comer alimentos sólidos, aposte em sopas, mingaus, smoothies e alimentos líquidos ou com textura pastosa, mas que tenham gosto, cor e cheiro. 

Se a pessoa pode consumir alimentos líquidos, invista em cardápios variados para manter a motivação, pois a variedade é essencial para estimular os sentidos. Faça das refeições um momento de convivência e socialização com outras pessoas, assim como um tempo de descoberta de pratos deliciosos. 

Não se esqueça dos snacks saudáveis, de manter a hidratação em dia e, quando estiver difícil comer grandes porções nas refeições principais, divida-as em refeições menores. Bom apetite para você e para o idoso que você ama!

 

Referências:

Elderly Health Service - Department of Health - The Government of Hong Kong Special Administrative Region. :Menu Planning for People with Chewing Difficulties.

Lara Margarida Ribeiro Magalhães. Relação entre Saúde Oral e Nutrição em Idosos. Universidade Fernando Pessoa. Porto, 2011.

Pilgrim AL, Robinson SM, Sayer AA, Roberts HC. An overview of appetite decline in older people. Nurs Older People. 2015;27(5):29-35. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4589891/

Memorial Sloan Kettering Cancer Center. 5 Tips If You’ve Completely Lost Your Appetite During Cancer Treatment. Disponível em: https://www.mskcc.org/blog/5-tips-if-you-ve-completely-lost-your-appetite-during-cancer-treatment

National Cancer Institute. Eating hints: before, during and after cancer treatment. Disponível em: https://www.cancer.gov/publications/patient-education/eatinghints.pdf

Elderly Health Service. Department of Health - The Government of the Hong Kong Special Administrative Region. Common Eating Problems in the Elderly.

LEIA MAIS