Sopas: refeição é nutritiva e fácil de consumir

por Equipe Danone Nutricia 06 de outubro de 2020 5 minutes

A sopa, quando preparada com uma variedade de legumes, vegetais e fontes de proteínas, pode ser uma refeição completa

A sopa é um alimento nutritivo que hidrata, conforta e aquece nas épocas mais frias. Para os idosos, principalmente aqueles que têm dificuldades para mastigar ou engolir, a refeição traz ainda mais benefícios, garantindo a nutrição adequada.

De acordo com um artigo científico publicado por pesquisadoras da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2009, a desnutrição em idosos é comum. Com a idade avançada, o consumo alimentar diário diminui, muitas vezes devido à condições como paladar e olfato reduzidos, boca seca, problemas de digestão, dificuldades para mastigar e engolir. O baixo apetite, provocado tanto por problemas fisiológicos, quanto emocionais, também pode ocorrer.

Por isso, é preciso acompanhar a alimentação ao longo do envelhecimento, bolando refeições saudáveis que estejam de acordo com as necessidades financeiras e fisiológicas do indivíduo.

as vantagens de tomar sopa

Para idosos com dificuldades para mastigar ou engolir, a consistência líquida ou pastosa da sopa é ideal. Além disso, sopas quentes podem aliviar problemas respiratórios e hidratar o organismo. Portanto, pessoas mais velhas se beneficiam não apenas da hidratação do organismo fornecida pelo alimento, mas também dos lábios e da boca, que tendem a ficar mais desidratados conforme o corpo envelhece.

Preparar sopas também é forma de adicionar legumes e vegetais na alimentação, que muitas vezes são deixados de lado devido à consistência ou sabor.

Receitas ricas em nutrientes variados, como vitaminas e fibras, ficam ainda mais saborosas quando temperadas com ervas e outros temperos. Para aumentar o consumo de proteínas, pode-se acrescentar carne, frango, peixe ou frutos do mar na receita.

As sopas ricas em nutrientes também dão suporte ao sistema imunológico, que geralmente se enfraquece durante o envelhecimento. Fortalecê-lo é fundamental para proteger o corpo contra infecções e torná-lo mais preparado para combater agentes estranhos, como vírus e outros microorganismos.

A sopa ainda aumenta a digestibilidade dos alimentos contidos nela, o que facilita a digestão e absorção de nutrientes.

sopa, uma refeição prática

Cortar todos os ingredientes pode tomar algum tempo, mas a sopa não é uma refeição extremamente trabalhosa. Basta cozinhar os legumes, vegetais e fontes de proteínas -- cada um no seu tempo adequado -- e temperar à gosto.

A sopa também é uma refeição fácil de ser armazenada. Você pode utilizar uma panela grande para fazer grandes quantidades do alimento e armazená-lo na geladeira ou congelador. Assim, estocá-lo pode ser uma mão na roda para os dias em que está sem disposição para cozinhar.

O ideal é armazenar o alimento em potes menores. Assim, você poderá descongelar um por vez, quando der vontade. Já deu água na boca?

 

Referências:

Valéria Maria Caselato de Sousa, Maria Elena Guariento. Avaliação do idoso desnutrido. Rev Bras Clin Med, 2009;7:46-49

Associação Portuguesa de Nutricionistas. Sopas: Mais que um alimento, são um prato de saúde.

Henry Ford Health System. You Should Eat More Soup: Reasons Why

LEIA MAIS