Os benefícios do alongamento para o idoso

por Equipe Danone Nutricia 6 de janeiro de 2021 5 minutes

O alongamento ajuda na flexibilidade, no equilíbrio, na coordenação motora, na força muscular e na independência do idoso

O alongamento é uma forma simples de exercitar o corpo a qualquer hora, em qualquer lugar. A atividade desenvolve flexibilidade, equilíbrio e força muscular, três fatores que costumam declinar com a idade à medida em que também perde-se massa muscular.

por que o alongamento é um exercício adequado para idosos?

Segundo um estudo publicado na Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, o alongamento é um exercício fácil de ser aprendido e praticado. Por isso, é uma opção simples e eficaz para melhorar a capacidade funcional e, por consequência, a qualidade de vida de idosos, principalmente aqueles que têm pouca mobilidade e não podem fazer atividades mais vigorosas.

Os alongamento podem ser praticados após outro exercício, como a caminhada, ou como atividades individuais. Segundo o Ministério da Saúde, eles são recomendados para melhorar a flexibilidade, com benefícios na funcionalidade, equilíbrio, flexibilidade e controle de dores de origem muscular. Também ajuda a prevenir lesões e a reduzir tensões musculares.

O alongamento, assim como qualquer outra atividade física, também ativa a circulação sanguínea e potencializa a sensação de autonomia, bem-estar e a disposição. Assim, o idoso tem mais ânimo para fazer as suas tarefas sem precisar de ajuda, como cuidar da casa, ir ao supermercado ou trabalhar.

dicas para fazer alongamento

Nunca é tarde para começar a fazer alongamento. Veja, abaixo, dicas para a prática;

● Alongue-se sempre que puder, em distintos momentos do dia (no trabalho, nos afazeres domésticos e no tempo de lazer);

● Procure relaxar enquanto se alonga;

● Respeite os limites do seu corpo, evite a dor ou desconforto excessivo durante os exercícios;

● Maiores benefícios para a flexibilidade são obtidos em médio e longo prazo;

● Respire de forma lenta, inspirando pelo nariz e expirando pela boca;

● Os exercícios de alongamento podem ser feitos com uma música agradável de fundo. (aqui vamos linkar um artigo que temos com exemplos de exercícios de alongamento)

Sempre é importante conversar com o médico antes de dar início a uma nova rotina de atividades físicas. O profissional de saúde poderá recomendar ou não certas práticas, dependendo das condições físicas do idoso, principalmente se for sedentário. Porém, manter-se ativo é fundamental, então adote as boas práticas para o bem da sua saúde global, independência e qualidade de vida.

 

Referências:

Ministério da Saúde. 5 opções de atividades físicas para idosos.

Rocha de Oliveira, Jurandy. Os benefícios do alongamento muscular na pessoa idosa. Universidade Estadual da Paraíba. João Pessoa, 2014. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/9625/1/PDF%20-%20Jurandy%20Rocha%20de%20Oliveira.pdf

Sindicato dos Empregados de Cooperativas Médicas no Estado de São Paulo. Alongamento na terceira idade.

Governo do Estado do Rio de Janeiro. Alongamento é bom antes e depois da atividade física.

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