5 exercícios para idosos: para alongar e dar vitalidade

por Equipe Danone Nutricia 5 de novembro de 2020 5 minutes

Yoga, tai chi chuan e atividades aquáticas são seguras para o idoso e ajudam a fortalecer o corpo, alongar e dar mais disposição

Praticar exercícios é uma das melhores formas de manter a disposição e a vitalidade, não importa em qual fase da vida. Atividades como yoga e alongamento são apropriados até aos idosos mais sedentários, pois são menos intensas e trazem menos riscos de lesão.

Para idosos, manter-se ativo no dia a dia, como subir escadas ou caminhar em vez de dirigir, já é uma forma de manter corpo e mente funcionando bem. Mas embora ter uma rotina ativa seja importante, praticar exercícios com regularidade também é fundamental para a saúde, a vitalidade, a autonomia e também para alongar o corpo, uma necessidade entre os mais velhos.

O Ministério da Saúde recomenda que os mais velhos participem de atividades físicas em grupo, pois é uma oportunidade de socializar, fazer amigos e, de quebra, motivar-se a continuar se exercitando com regularidade. Se possível, procure academias, clubes ou associações perto de casa que as ofereçam. Mas se você estiver motivado, atividades individuais também podem ser eficientes e, muitas vezes, feitas em casa.

exercícios para alongar e ter mais vitalidade

Yoga

O yoga é uma prática que trabalha o corpo globalmente e pode ser adaptada para pessoas em qualquer fase da vida. Além de trazer flexibilidade, equilíbrio e autonomia, a atividade fortalece os músculos e, portanto, diminui os riscos de queda. Por fim, ainda apóia o sistema digestório.

Ao trabalhar a respiração e a concentração, o yoga ainda pode ter impactos positivos na saúde mental, no combate à depressão e à ansiedade e até mesmo na memória.

Exercícios aeróbicos

Caminhar, correr, andar de bicicleta, fazer polichinelos e subir escadas são exemplos de exercícios aeróbicos, que aumentam a frequência cardíaca e a respiração por um longo período de tempo. Esse tipo de atividade ajuda a aumentar a resistência para que as atividades diárias sejam realizadas com mais facilidade.

O idoso que pratica exercícios aeróbicos é capaz de caminhar uma distância maior e subir e descer escadas sem muito esforço. Os músculos do coração e do pulmão também são fortalecidos e a pessoa ganha mais vitalidade. Portanto, o condicionamento físico geral é aprimorado.

Atividades aquáticas

Natação e hidroginástica são exemplos de atividades aquáticas que permitem a realização de movimentos sem impactar as articulações e os tendões. Por isso, costumam ser bastante seguras para idosos.

As atividades aquáticas trazem potenciais benefícios tanto na capacidade aeróbica, como na força muscular e flexibilidade. O sistema respiratório e cardiovascular também são aprimorados e ocorre o alívio do estresse. Por fim, tais exercícios trazem mais disposição.

Alongamento

O alongamento é uma atividade que desenvolve flexibilidade, equilíbrio e força muscular, três fatores que costumam declinar com a idade. Também é uma opção simples e eficaz para melhorar a capacidade funcional e, por consequência, a qualidade de vida de idosos, principalmente daqueles que têm pouca mobilidade e não podem fazer atividades mais vigorosas.

O alongamento, assim como qualquer outra atividade física, também ativa a circulação sanguínea e potencializa a sensação de autonomia, bem-estar e a disposição.

O alongamento também pode ser adotado para relaxar o corpo após a prática de atividades físicas.

Tai chi chuan

O Tai chi chuan é uma prática de origem chinesa que consiste na realização de movimentos lentos e suaves, mas vigorosos. Ele tem o potencial de melhorar a flexibilidade das articulações e de trazer mais firmeza, apoiando o equilíbrio e, portanto, reduzindo o risco de quedas.

Além disso, o tai chi promove a concentração e a melhor respiração, assim como a disposição, a vitalidade e a memória.

 

 

Referências:

Ministério da Saúde. 5 opções de atividades físicas para idosos.

Instituto de Previdência Municipal de Monte Alegre de Minas. 5 alongamentos para idosos simples de fazer.

Guide for Seniors. Top Exercises for Seniors to Increase Longevity And Vitality.

Queensland Government. Ageing with vitality; your everyday guide to healthy active living.

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