Orgulho em ser mais velho: 5 motivos para valorizar o envelhecimento

Orgulho em ser mais velho: 5 motivos para valorizar o envelhecimento

por Equipe Danone Nutricia 23 de setembro de 2021 5 minutes

Envelhecer também significa se tornar mais sábio, autêntico e maduro

Muita gente lamenta ficar mais velho, pois o envelhecimento está muito associado a declínios fisiológicos, perda de produtividade e até mesmo de pessoas queridas. Porém, o processo de envelhecer não precisa ser marcado só por fatores negativos.

Em primeiro lugar, é possível prevenir muitos dos fatores negativos associados ao envelhecimento ao cultivar uma alimentação saudável, uma vida ativa, boas relações interpessoais, planejamento financeiro e produtividade nos estudos e no trabalho ao longo da vida.

Além disso, envelhecer também traz uma série de vantagens que, muitas vezes, são subestimadas pelas pessoas.

Veja alguns motivos que vão te dar orgulho de ser mais velho:

1 - Autoconhecimento

Você provavelmente já sabe do que gosta e o que não faz sentido na sua vida quando está mais velho. Os mais reservados, por exemplo, já sabem que socializar em grandes eventos todo final de semana é desgastante, então vão escolher os programas que dão maior prazer, como um jantar com poucos amigos ou ficar em casa lendo um bom livro.

O autoconhecimento é muito importante para viver uma vida plena e completa, principalmente quando já estamos nas últimas décadas de vida. Também é fundamental para que a gente aprenda a dizer não para tudo aquilo que não faz mais sentido.

2 - Sabedoria

A sabedoria vem com a idade. Afinal, ao longo de tantos anos de existência, acumulamos experiências e lições valiosas que podem nos tornar mais sábios no futuro. Cada ciclo de 365 dias é uma chance de evoluir e, literalmente, de nos tornarmos uma versão melhor de nós mesmos!

3 - Senso de prioridade

As suas prioridades ficarão cada vez mais claras conforme você for envelhecendo. Ao longo da vida, temos a tendência a, muitas vezes, nos preocupar com questões que estão fora do nosso controle ou que, no final das contas, não importam tanto assim.

Mas à medida que envelhecemos, somos capazes de diferenciar nossas necessidades das nossas vontades, ao mesmo tempo em que nos concentramos naquilo que é relevante e deve ser priorizado. Você pode, por exemplo, trabalhar menos para se dedicar mais à sua alimentação ou aos seus netos.

4 - Autenticidade

Envelhecer traz a libertadora sensação de dar menos importância ao que os outros pensam. À medida que compreendemos o que é importante para nós, nossa vida fica mais prazerosa, pois vamos deixando de tomar certas atitudes ou de fazer certas escolhas com base nas vontades ou julgamentos de terceiros. Nos damos conta de que o julgamento dos outros não nos pertence e nos tornamos mais autênticos e fiéis a quem somos.

5 - Maturidade emocional

Assim como o corpo, o emocional amadurece à medida que envelhecemos. Isso pode trazer maior estabilidade emocional e intelectual, o que se traduz em melhor habilidade para resolver conflitos e lidar com pessoas. Também pode render menos crises e dramas, já que estamos mais preparados para encarar problemas que, na juventude, pareciam bichos de sete cabeças.

Essa maturidade emocional também pode significar maior empatia, uma característica importante para ajudar os demais, o que também pode se tornar um propósito de vida.