Artrose pode causar dores e rigidez muscular ao longo do envelhecimento

por Equipe Danone Nutricia 5 de janeiro de 2021 5 minutes

Manter o peso ideal e praticar exercícios físicos pode ajudar a prevenir a artrose

Ao longo dos anos, a cartilagem que reveste as articulações vai se desgastando. Esse desgaste pode causar dores no corpo ao fazer movimentos simples, como caminhar. Mãos, joelhos, coluna e a articulação que liga o fêmur ao osso do quadril costumam ser os principais locais afetados pela artrose.

A artrose não é uma doença propriamente dita, mas uma consequência do envelhecimento, sendo assim pouco comum antes dos 40 anos. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, é mais frequente após os anos 60 e afeta, sobretudo, as mulheres. Também de acordo com a SBR, 85% das pessoas acima dos 75 anos apresentam a condição, mas menos da metade sente dor.

artrite ou artrose?

Artrite é um termo guarda-chuva que engloba diversas doenças que causam danos às articulações do corpo, como a artrite reumatoide e a artrose.

A artrose é o tipo mais comum de artrite e também a principal responsável pelos afastamentos de trabalho no Brasil, segundo a SBR. Também está entre as condições do envelhecimento que mais determinam a aposentadoria.

A artrose pode ocorrer por diversas causas. A primária ocorre pelo uso excessivo de uma ou mais articulações e, portanto, é mais frequente no envelhecimento. Também pode ser causada por fatores genéticos, quando outras pessoas na família a apresentam.

Já a artrose secundária é provocada por doenças pré-existentes, como diabetes, obesidade, gota ou traumas repetidos.

sintomas da artrose

Além dos danos à cartilagem, a artrose provoca a degeneração do líquido sinovial, que banha as cavidades articulares e bainhas dos tendões e da membrana sinovial, estrutura que circunda o líquido. Em muitos casos, aparecem calcificações em alguns pontos das articulações. Na coluna, são popularmente conhecidas como “bicos de papagaio”.

Os principais sintomas da artrose são:

● Dores nas articulações, muitas vezes crônicas

● Perda de mobilidade

● Rigidez articular

● Inchaço

● Perda de funções

prevenir A ARTROSE é possível?

A melhor forma de prevenir a artrose é praticar exercícios, para fortalecer os músculos e manter as articulações estáveis, provocando menos atrito entre as estruturas e, portanto, menos desgaste. Manter-se ativo também ajuda a manter o peso ideal, outro fator fundamental para evitar a condição. Além de evitar o sedentarismo, a alimentação adequada também deve ser adotada para evitar a obesidade.

A cartilagem desgastada não pode ser reposta e, por isso, a prevenção é importante. Quando os sintomas já se instalaram, o uso de medicamentos pode ser adotado para aliviá-los. Além disso, perda de peso, fortalecimento global da musculatura por meio da prática de exercícios, fisioterapia e acupuntura para combater a dor são outras medidas que podem ser adotadas para tratar a artrose.

 

Referências:

Sociedade Brasileira de Reumatologia. Osteoartrite (Artrose).

Ministério da Saúde. Artrite reumatoide e artrose (osteoartrite).

BVS Atenção Primária em Saúde. Quais as diferenças entre artrite, osteoporose e artrose?

National Institute of Arthritis and Musculoskeletal and Skin Diseases. Osteoarthritis.

LEIA MAIS