Artrose pode causar dores e rigidez muscular ao longo do envelhecimento
Manter o peso ideal e praticar exercícios físicos pode ajudar a prevenir a artrose
Ao longo dos anos, a cartilagem que reveste as articulações vai se desgastando. Esse desgaste pode causar dores no corpo ao fazer movimentos simples, como caminhar. Mãos, joelhos, coluna e a articulação que liga o fêmur ao osso do quadril costumam ser os principais locais afetados pela artrose.
A artrose não é uma doença propriamente dita, mas uma consequência do envelhecimento, sendo assim pouco comum antes dos 40 anos. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, é mais frequente após os anos 60 e afeta, sobretudo, as mulheres. Também de acordo com a SBR, 85% das pessoas acima dos 75 anos apresentam a condição, mas menos da metade sente dor.
artrite ou artrose?
Artrite é um termo guarda-chuva que engloba diversas doenças que causam danos às articulações do corpo, como a artrite reumatoide e a artrose.
A artrose é o tipo mais comum de artrite e também a principal responsável pelos afastamentos de trabalho no Brasil, segundo a SBR. Também está entre as condições do envelhecimento que mais determinam a aposentadoria.
A artrose pode ocorrer por diversas causas. A primária ocorre pelo uso excessivo de uma ou mais articulações e, portanto, é mais frequente no envelhecimento. Também pode ser causada por fatores genéticos, quando outras pessoas na família a apresentam.
Já a artrose secundária é provocada por doenças pré-existentes, como diabetes, obesidade, gota ou traumas repetidos.
sintomas da artrose
Além dos danos à cartilagem, a artrose provoca a degeneração do líquido sinovial, que banha as cavidades articulares e bainhas dos tendões e da membrana sinovial, estrutura que circunda o líquido. Em muitos casos, aparecem calcificações em alguns pontos das articulações. Na coluna, são popularmente conhecidas como “bicos de papagaio”.
Os principais sintomas da artrose são:
● Dores nas articulações, muitas vezes crônicas
● Perda de mobilidade
● Rigidez articular
● Inchaço
● Perda de funções
prevenir A ARTROSE é possível?
A melhor forma de prevenir a artrose é praticar exercícios, para fortalecer os músculos e manter as articulações estáveis, provocando menos atrito entre as estruturas e, portanto, menos desgaste. Manter-se ativo também ajuda a manter o peso ideal, outro fator fundamental para evitar a condição. Além de evitar o sedentarismo, a alimentação adequada também deve ser adotada para evitar a obesidade.
A cartilagem desgastada não pode ser reposta e, por isso, a prevenção é importante. Quando os sintomas já se instalaram, o uso de medicamentos pode ser adotado para aliviá-los. Além disso, perda de peso, fortalecimento global da musculatura por meio da prática de exercícios, fisioterapia e acupuntura para combater a dor são outras medidas que podem ser adotadas para tratar a artrose.
Referências:
Sociedade Brasileira de Reumatologia. Osteoartrite (Artrose).
Ministério da Saúde. Artrite reumatoide e artrose (osteoartrite).
BVS Atenção Primária em Saúde. Quais as diferenças entre artrite, osteoporose e artrose?
National Institute of Arthritis and Musculoskeletal and Skin Diseases. Osteoarthritis.