Como prevenir e tratar feridas causadas por ficar na mesma posição

por Equipe Danone Nutricia 02 de fevereiro de 2021 5 minutes

A nutrição tem papel importante na prevenção e tratamento das úlceras de pressão, também conhecida como escaras

As úlceras por pressão, popularmente conhecidas como escaras, são uma consequência dolorosa da necessidade de fazer repouso. Mas nutrientes presentes na dieta e em suplementos orais podem acelerar a cicatrização dessas feridas. 

As úlceras por pressão ocorrem principalmente em idosos. Além de estarem mais suscetíveis a sofrerem quedas que podem deixá-los imobilizados por longos períodos de tempo, como fraturas do fêmur ou quadril, também podem perder a movimentação devido a doenças neurológicas ligadas à idade.

Ao envelhecer, há ainda uma queda natural nos níveis de absorção de alguns nutrientes, além de outras alterações que podem afetar a ingestão e digestão adequada dos alimentos, como problemas para mastigar e engolir ou doenças crônicas que afetam o apetite. 

O problema é que quando a nutrição do idoso é insuficiente, está mais sujeito a sofrer quedas. É um círculo vicioso.

Mas não são apenas os idosos que estão sujeitos a apresentar escaras. Pacientes acamados devido a incontinência urinária e fecal, infecções, diabetes ou problemas mentais que prejudiquem as funções do corpo também podem desenvolvê-las. 

Em todos os casos, a nutrição tem papel tanto na prevenção, quanto na cicatrização das feridas. 

O papel da dieta na nutrição e no auxílio ao tratamento de feridas

Segundo artigo de revisão publicado em 2015 por estudantes da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), existe uma relação clara entre desnutrição e desenvolvimento das úlceras por pressão. Pacientes desnutridos têm mais chances de desenvolver feridas e mais dificuldades para cicatrizá-las. 

Uma alimentação rica em proteínas tem papel importante nesse sentido, já que tais nutrientes constituem, mantêm e recuperam os tecidos. Para que uma ferida cicatrize, a camada superficial da pele precisa ser reconstruída. Mas o machucado também é algo interno, que foi lesado e, portanto, precisa ser recuperado de dentro para fora. Além disso, os mecanismos de reparação e de defesa do nosso organismo, responsáveis pelo processo de cicatrização, funcionam de maneira bastante complexa. 

Outros nutrientes, como vitaminas e minerais, também são fundamentais para a cicatrização de feridas, já que exercem funções antioxidantes e anti-inflamatórias e são essenciais para que os outros nutrientes consigam exercer suas funções.

Outro artigo de revisão, publicado em 2012, demonstrou que feridas como a úlcera de pressão provocam inúmeras mudanças no organismo devido a um processo que leva ao aumento das necessidades energéticas e nutricionais.  

Assim, o aporte de proteína, fundamental em todas as etapas do processo de cicatrização, não deve ser ignorado. A arginina e a glutamina,  aminoácidos que também estão envolvidos em várias etapas do processo de cicatrização, tornam-se condicionalmente essenciais nesse processo.

os benefícios da suplementação para a cicatrização de feridas

Os suplementos não substituem uma dieta completa e de qualidade, mas podem ser essenciais para certos pacientes que sofrem com as úlceras de pressão. 

Em forma de bebidas, tais suplementos têm fórmulas hiperproteicas que também contêm arginina e micronutrientes associados à cicatrização, como zinco, selênio, vitaminas A, C e E. 

Para melhorar a adesão ao tratamento, é importante que os produtos tenham sabor agradável e, portanto, tragam algum prazer para o dia a dia.

Os suplementos devem ser utilizados sob recomendação médica ou do nutricionista, para aprimorar a qualidade da alimentação e apoiar o organismo em risco de desenvolver escaras ou em recuperação de tais feridas. 

cuidados para prevenir e tratar úlceras por pressão

Para prevenir a formação de escaras, deve-se evitar que a pessoa fique na mesma posição por longos períodos de tempo, como por mais de duas horas. 

Manter a pele higienizada, hidratada e sempre seca também são medidas importantes, assim como praticar a fisioterapia e adotar uma dieta balanceada.

Para que a cicatrização ocorra adequadamente, é preciso consumir uma dieta rica em proteínas e outros nutrientes.

 

Referências:

GUO, S. al; DIPIETRO, Luisa A. Factors affecting wound healing. Journal of dental research, 2010, 89.3: 219-229.

ARNOLD, Meghan; BARBUL, Adrian. Nutrition and wound healing. Plastic and reconstructive surgery, 2006, 117.7S: 42S-58S.

HEYMAN, H., et al. Benefits of an oral nutritional supplement on pressure ulcer healing in long-term care residents. Journal of wound care, 2008, 17.11: 476.

MACKAY, Douglas J.; MILLER, Alan L. Nutritional support for wound healing. Alternative medicine review, 2003, 8.4: 359-378.

Info Escola. Úlceras de Pressão. 

National Health Service. NHS Inform - Pressure Ulcers. 

Mayo Clinic. Bedsors (pressure ulcers). 

Karina Díaz Levya de Oliveira, Adriana Haack, Renata Costa Fortes. Terapia nutricional na lesão por pressão: revisão sistemática. 

Susana Montenegro. Proteína a cicatrização de feridas. Nutrícias  no.14 Porto set. 2012.

Gisely Blanc1, Marineli Joaquim Meier2 , Janislei Giseli Dorociaki Stocco3 et all. Efetividade da terapia nutricional enteral no processo de cicatrização das úlceras por pressão: revisão sistemática. Rev Esc Enferm USP · 2015.f

LEIA MAIS