Hábitos saudáveis podem ajudar a prevenir a osteoporose

por Equipe Danone Nutricia 28 de agosto de 2020 5 minutes

Consumo de cálcio e atividades físicas são aliados da prevenção

A osteoporose é uma doença que costuma se manifestar durante o envelhecimento. Infelizmente, os principais fatores que a provocam não podem ser alterados, como idade e genética. No entanto, é possível melhorar a saúde dos ossos por meio de uma dieta adequada e outras mudanças no estilo de vida.

O que é osteoporose

A osteoporose se caracteriza pela perda progressiva de massa óssea, enfraquecendo os ossos e tornando-os mais suscetíveis a fraturas.

Mulheres podem ser especialmente predispostas a apresentar a condição, já que costumam ter menor densidade óssea do que os homens. Além disso, a redução dos níveis de estrogênio, principalmente após as mudanças hormonais causadas pela menopausa, podem aumentar os riscos da doença.

No Brasil, segundo estimativas da Fundação Internacional de Osteoporose, aproximadamente 10 milhões de pessoas vivem com esse problema. De cada três casos de fratura no quadril, um é em consequência da osteoporose.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que depois dos 50 anos de idade, cerca de 30% das mulheres e 10% dos homens apresentam osteoporose.

como prevenir a osteoporose

1 - Consuma fontes de cálcio

Vamos às boas notícias? A primeira forma de prevenir a osteoporose é consumir cálcio em quantidades adequadas. Quando o corpo não receber cálcio suficiente, irá sugar a substância diretamente dos ossos – o que provoca a perda de massa óssea.

Os seguintes alimentos são boas fontes de cálcio:

● Laticínios com pouca ou sem gordura

● Sucos e alimentos fortificados com cálcio, como cereal, leite de soja e tofu

● Sardinha e salmão

● Vegetais verde-escuro, como couve e brócolis

2 - Pratique esportes

Praticar atividades físicas também ajuda a controlar a perda óssea e a melhorar o equilíbrio do corpo, o que previne eventuais quedas. As atividades físicas mais adequadas para isso são:

● Caminhada

● Musculação

● Dança

● Aeróbica

● Subir escadas

● Tai Chi

● Yoga

● Hidroginástica

3 - Sol para vitamina D

A vitamina D ajuda o corpo a absorver o cálcio, então é preciso estar com os níveis da vitamina em ordem. Para isso, é preciso tomar sol com frequência, durante 15 ou 20 minutos, em horários que o sol não esteja muito forte.

4 - Evite ingerir bebidas alcólicas e fumar

Por fim, evite beber álcool e não fume. O álcool está ligado a maiores chances de perda de massa óssea, assim como o cigarro, que impede que o estrogênio no corpo funcione adequadamente.

5 - Faça o exame de densitometria óssea

Se você já passou dos 60 anos ou está na menopausa, converse com seu médico sobre a necessidade de fazer o exame de densitometria óssea com regularidade, principalmente se houver casos na família. Simples e indolor, o teste é realizado por meio de raio X e pode identificar os níveis de perda óssea. Quanto mais cedo identificá-los, melhor para a prevenção.

tratamento da OSTEOPOROSE

O tratamento da osteoporose consiste em evitar tratar ossos quebrados e evitar fraturas ósseas, o que significa fortalecer o esqueleto. Uma série de medicamentos podem ser utilizados para esse fim, mas a nutrição também tem papel fundamental.

Mesmo quando a osteoporose já foi diagnosticada, o consumo de cálcio e vitamina D deve ser adotado para fortalecer os ossos. Além de garanti-lo por meio da dieta, pode ser necessário tomar suplementos dessas substâncias. No entanto, o suplemento deve ser recomendado pelo médico ou nutricionista, pois é o profissional de saúde que poderá indicar qual tomar, quantos miligramas são necessários e a frequência do uso.

O médico ou nutricionista também poderá fazer outras recomendações relacionadas à dieta, como evitar o consumo de alimentos que aceleram a perda óssea. Por fim, mulheres que estão na menopausa podem precisar seguir uma dieta que previna a queda dos níveis de estrogênio, incluindo tofu e leite de soja.

 

Referências:

Harvard Health Publishing. Harvard Medical School. Can I do anything to prevent osteoporosis?

Hospital Sírio-Libanês. Entenda a osteoporose e saiba como se prevenir.

Ministério da Saúde. Osteoporose.

Ministério da Saúde. Osteoporose é mais comum em mulheres que estão na menopausa.

Web Medical Team. Osteoporosis Prevention: What You Need to Know.

John Hopkins Medicine. What You Can Do Now To Prevent Osteoporosis.

Web Medical Team. Osteoporosis: Diagnosis and Treatment.

National Health Service of the United Kingdom. Treatment - Osteoporosis.

Mayo Clinic. Osteoporosis.

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