Pneumonia: por que idosos estão em maior risco

por Equipe Danone Nutricia 31 de agosto de 2020 5 minutes

O enfraquecimento do sistema imunológico na velhice coloca os idosos em maior risco de desenvolver sintomas graves da pneumonia

Há mais de 100 anos, o médico canadense William Osler apelidou a pneumonia de “a amiga do idoso”. Apesar da conotação aparentemente positiva, a doença recebeu este apelido por ser prevalente entre os mais velhos.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, compartilhados pela Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), mais de 80% das mortes por pneumonia no Brasil são de idosos. A doença, portanto, não é uma “amiga”, mas sim um fator de risco no envelhecimento e que, portanto, deve ser prevenido.

O que é pneumonia

A pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões, órgãos do sistema respiratório formados por brônquios, bronquíolos e alvéolos. A doença é provocada pela penetração de um agente infeccioso, como bactérias vírus e fungos, ou até mesmo por reações alérgicas.

Segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas da pneumonia são:

● Febre alta

● Tosse

● Dor no tórax

● Alterações da pressão arterial

● Confusão mental

● Falta de ar

● Secreção de muco com pus de cor amarelada ou esverdeada

● Fraqueza

● Toxemia (intoxicação provocada pelas toxinas carregadas pelo sangue)

O tratamento da pneumonia, via de regra, requer o uso de medicamentos. Em alguns casos, principalmente entre idosos, a internação hospitalar pode ser necessária. As complicações da doença podem comprometer o funcionamento dos rins, a pressão arterial e prejudicar a capacidade respiratória.

maior risco em idosos

Segundo um artigo de revisão sobre pneumonia no idoso publicado pela Universidade de Coimbra, as infecções do trato respiratório são a principal causa de mortalidade entre os mais velhos. O estudo também explica que a incidência da pneumonia aumenta com a idade, principalmente entre adultos acima de 75 anos.

Mas por que os idosos são mais vulneráveis aos sintomas graves da pneumonia? O principal motivo é o sistema imunológico, que enfraquece conforme envelhecemos.

Segundo um estudo publicado na Revista Brasileira de Alergia e Imunopatologia, a deterioração do sistema imunológico entre os mais velhos é explicada por um fenômeno chamado imunossenescência. Ele consiste em um estado de função imunológica desregulada, o que contribui para o aumento da suscetibilidade a infecções e doenças autoimunes, além da redução da resposta a vacinas.

O artigo também destaca que a capacidade de renovação das células do sistema imunológico diminui com a idade. O envelhecimento provoca, ainda, reduções do número de células fabricadas pela medula óssea que são responsáveis por proteger o organismo.

Além disso, por causa da idade avançada, idosos costumam apresentar outras doenças que enfraquecem o organismo, como diabetes, hipertensão, doenças cardiológicas e renais.

como prevenir a pneumonia

Principalmente durante os meses mais frios, quando a prevalência de doenças respiratórias aumenta, é preciso tomar cuidados para prevenir a pneumonia. Uma simples gripe pode evoluir para uma pneumonia quando as secreções do vírus Influenza atingem os alvéolos. Portanto, é preciso se proteger.

Veja recomendações do Ministério da Saúde:

● Não fume e não beba exageradamente

● Não se exponha a mudanças bruscas de temperatura

● Se possui ar condicionado, veja se está funcionando adequadamente para evitar temperaturas inadequadas

● Caso apresente os sintomas, procure o atendimento médico o quanto antes para diminuir a probabilidade de complicações.

Cuidar da imunidade também é fundamental para proteger o corpo contra a pneumonia e suas complicações. Para isso, é importante adotar uma dieta saudável e balanceada, rica em proteínas, carboidratos, gorduras boas e micronutrientes (vitaminas e minerais). Por fim, mantenha-se ativo e evite o estresse, que pode enfraquecer a imunidade.

 

 

Referências:

Núcleo de Educação em Saúde Coletiva - Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Saúde do idoso. 2013. Segunda Edição.

Associação Nacional de Hospitais Privados. Mais de 80% das mortes por pneumonia no país são de idosos.

National Health System. Pneumonia.

I Koivula, M Sten, PH Makela et at. The American Journal of Medicine. VOLUME 96, ISSUE 4, P313-320, APRIL 01, 1994

AMFR Figueiredo. Pneumonia no idoso. Serviço de Pneumologia (Director: Dr. Rui Pato) Centro Hospitalar de Coimbra.

Ministério da Saúde. Pneumonia.

LEIA MAIS