Encontrar sentido na vida pode melhorar a saúde física e mental

5 minutes - 31 de agosto de 2029 - por Equipe Danone Nutricia

Conforme envelhecemos, a vida muda e, muitas vezes, fica sem sentido. Perdemos pessoas queridas, nossa disposição diminui e enfrentamos mais problemas de saúde. A desmotivação e a perda de propósito podem ser consequências dessas mudanças, impactando a saúde mental e o bem-estar.

Mas ter um propósito, mesmo ao longo do envelhecimento, pode reverter esse quadro. De acordo com um estudo publicado no Journal of Clinical Psychiatry, feito por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, existe uma relação entre “ter sentido na vida” e o bom funcionamento físico, mental e cognitivo.

“Ter sentido na vida” significa ter um propósito ou objetivo, como acompanhar de perto o crescimento dos netos, engajar-se nos problemas da comuninade, dedicar-se a uma causa, hobbie ou continuar trabalhando. Por outro lado, o fato de ainda estar procurando esse propósito durante o envelhecimento significa que o indivíduo não vê muito sentido em sua própria existência e, portanto, está desmotivado para seguir em frente.

Parece complexo e até filosófico, mas os pesquisadores se basearam em evidências reais, coletadas ao aplicar os três seguintes testes em 1.042 adultos:

1 - Cada participante respondeu a um questionário sobre “sentido na vida”. A equipe pediu aos participantes que se identificassem com declarações duas diferentes: “descobri um propósito ou missão para a minha vida” e “estou buscando um propósito ou missão para a minha vida”.

2 - Cada participante relatou sua condição física e estado mental.

3 - Cada participante participou de uma entrevista por telefone para aliviar suas capacidades cognitivas.

Leia mais

PERGUNTAS SOBRE NOSSOS PRODUTOS?

Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!

x