Criança
      5 vitaminas fundamentais para o desenvolvimento da criança

      5 vitaminas fundamentais para o desenvolvimento da criança

      por Equipe Danone Baby 26 de Janeiro de 2018 5 minutos

      Criar hábitos saudáveis de alimentação desde cedo não é tarefa fácil. A falta de apetite, as caras feias ao comer determinados vegetais, a recusa ao cuspir alimentos e a afinidade natural com os sabores doces são alguns dos pontos recorrentes nas queixas de pais e mães. A melhor forma de evitar essas situações é promover uma introdução alimentar que já considere a importância da diversidade e qualidade nutricional. E, nesse ponto, as vitaminas são essenciais. O organismo humano precisa de pequenas quantidades de vitaminas para o bom desempenho de funções como a formação de tecidos, o aumento da resistência dos dentes e dos ossos e o processo de cicatrização. Veja abaixo os principais tipos, seus papéis no corpo humano e em quais alimentos elas podem ser encontradas.

      aplv-1-1-807x350.jpg

      Vitamina A

      Essa vitamina é essencial no funcionamento da visão, além de ser importante para o desenvolvimento saudável da pele e dos ossos. Sua carência acarreta em alterações significativas na vista, como complicações ao enxergar em ambientes com pouca iluminação, à noite e na diferenciação de tons. Em situações mais graves, pode provocar uma secura na pele e nos olhos, ocasionando até o aparecimento de cicatrizes.

      É encontrada em abundância no leite materno e em alimentos como cenoura, espinafre, abóbora, produtos lácteos e ovos. O congelamento e a cocção de alguns vegetais pode surtir efeitos negativos na disponibilidade da vitamina A. Por outro lado, o consumo excessivo pode ocasionar sonolência e náuseas.

      Vitamina C

      Consumir bastante vitamina C é sinônimo de dentes, músculos e ossos fortes e resistentes. O composto também desempenha papel fundamental no sistema imunológico, aumentando a resistência contra o aparecimento de infecções e auxiliando no processo de cicatrização. Sua carência pode culminar no aparecimento de escorbuto, uma doença rara que, embora assintomática no início, pode provocar deformações nos ossos e articulações, além da fraqueza nos dentes e incapacidade de curar infecções e estancar cortes, mesmo pequenos.

      Além do leite materno, a vitamina C é abundante em frutas cítricas como limão, laranja, mexerica, tangerina, melão, melancia, morango e kiwi. Vegetais de folhagem verde escura também são ricos no composto.

      Vitamina D

      Essencial no crescimento e desenvolvimento dos ossos e dos dentes das crianças, a sua carência pode acarretar o aparecimento de raquitismo, que constitui no amolecimento e enfraquecimento das estruturas ósseas, prejudicando a resistência. De todas as vitaminas, essa é a única que o corpinho dos pequenos é capaz de fabricar, num processo protagonizado pela exposição das crianças aos raios solares.

      Conforme os bebês vão crescendo, a tendência é que seu organismo seja capaz de produzir a quantidade adequada para o seu funcionamento adequado. O nutriente pode ser encontrado em carnes, peixes como sardinha e salmão, frutos do mar como mariscos e outros derivados de origem animal, como leite, ovo, fígado e queijos, além de cogumelos.

      Vitamina K

      Esse composto possui uma função primordial no processo de coagulação sanguínea, portanto, sua falta causa problemas de cicatrização e coagulação de cortes e feridas, mesmo que bem pequenos. Por isso, obstetras costumam sugerir uma injeção de vitamina K no recém-nascido, instantes após o seu nascimento. O composto pode ser encontrado em alimentos como ameixas secas, grãos de soja, espinafre, alface americana, brócolis, rúcula e brócolis.

      Vitaminas do complexo B

      Conforme o próprio nome sugere, trata-se de uma família de vitaminas: B1, B2, B3, B5, B6 e B12. Esses seis compostos desenvolvem função crucial na formação dos glóbulos vermelhos, como são chamadas as células do sangue, no bom funcionamento do sistema neurológico, na regulação e produção da energia do corpo, no fortalecimento do sistema imunológico, além da saúde da pele, dos cabelos e do intestino. Dietas que são livres de carne podem favorecer a deficiência da vitamina B12, ocasionando o aparecimento de doenças como a anemia. Os alimentos ricos em vitaminas do complexo B são peixes, fígado, abacate, castanhas e vegetais de folhagem verde-escura.

       

       
       
       

      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

      Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação – NEPA - Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP - “Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)”.

      Prefeitura Municipal de Curitiba - “Cartilha de orientação aos pais - Alimentação infantil”.

      Food and Nutrition Board, Institute of Medicine, National Academies - “Dietary Reference Intakes (DRIs): Recommended Dietary Allowances and Adequate Intakes, Vitamins”.

      Leia mais

      Perguntas sobre nossos produtos?

      Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!