Criança

      Molusco contagioso: sintomas e tratamento

      por Equipe Danone Baby 11 de novembro de 2018 5 minutos

      Infecção viral, atinge principalmente crianças de 2 a 5 anos de idade.

      Pequenas bolinhas da cor da pele, com um furinho no meio, que lembram verrugas espalhadas pelo corpo. Esse é o principal sinal de que seu filho pode estar com molusco contagioso. A infecção causada pelo vírus, parente da varíola, costuma atingir principalmente crianças com idades entre 2 a 5 anos.

      aplv-1-1-807x350.jpg

      O contato direto com uma pessoa infectada é a forma de contágio mais comum, sendo que crianças com o sistema imunológico mais fraco, com a pele mais seca ou com histórico de alergias, como a dermatite atópica, são mais propensas.

      Sintomas do molusco contagioso

      O aparecimento isolado ou em grupo das pequenas lesões na pele é o principal sintoma do molusco contagioso. Elas surgem geralmente no tronco, mas podem ocorrer em qualquer outra região. Embora sejam indolores, as bolinhas causam coceira e, ao coçá-las, a criança acaba por romper as bolinhas, o que facilita a disseminação do vírus.

      O diagnóstico normalmente é feito pelo médico durante a consulta, mas dependendo do caso pode ser necessária a realização de uma biópsia, principalmente em crianças com o sistema imunológico enfraquecido.

      Por ser viral, não existe cura para a doença, mas sim o controle dos sintomas após o problema ter sido desencadeado.

      A principal forma de prevenir é evitar o contato pele a pele com alguém infectado. Objetos que estão o tempo todo em contato com a pele também devem ser higienizados para, só então, serem manuseados. Compartilhar toalhas e objetos de uso pessoal e higiênico também não é indicado.

      Caso seu filho esteja com o molusco contagioso e frequenta a escolinha, consulte o pediatra para que ele oriente sobre o tempo de ausência necessário.

       

      Referências bibliográficas

      Universidad Católica San Pablo - “Molusco contagioso – Intervenção terapêutica na idade pediátrica - Revisão Baseada na Evidência”.
      http://www.scielo.mec.pt/pdf/rpmgf/v28n6/v28n6a06.pdf

      Sociedade Brasileira de Dermatologia - “Molusco”.
      http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/molusco/61/

      Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade - “Tratamento de Molusco Contagioso em crianças: uma revisão sistemática de literatura”.
      https://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/viewFile/1468/872

      Ministério da Saúde - Secretaria de Políticas de Saúde - Departamento de Atenção Básica - Área Técnica de Dermatologia Sanitária - "Dermatologia na Atenção Básica de Saúde".
      http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guiafinal9.pdf

      Leia mais

      Perguntas sobre nossos produtos?

      Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!