Como lidar com o medo de ser mãe
Você tem medo de não ser boa mãe? Isso é bom sinal! Entenda por quê
Para muitas de nós, a felicidade do exame positivo de gravidez se mescla com aquele medo que não ser uma boa mãe. É normal. Você não deve esperar fazer tudo com facilidade e rapidez desde o início – ser mãe leva tempo, paciência e muitos abraços! Todo bebê é único. O que funcionará com um pode não funcionar com outro.
Mas vale a dica: é importante lembrar que ser uma boa mãe não é apenas alimentar, trocar as fraldas ou colocar seu bebê para dormir. Também significa criar um ambiente seguro e feliz, onde ele pode crescer com muito amor e carinho. Esteja pronto para jogar uma infinidade de jogos, cantar músicas e ler histórias com vozes engraçadas.
Aprendendo o básico
Se você não se sente à vontade com certas coisas, a melhor coisa a fazer é perguntar a amigos ou familiares que têm bebês se você pode passar algum tempo com eles e, por que não, ajudá-los a cuidar da criança? Verifique também a possibilidade de fazer um curso pré-natal de cuidados com o recém-nascido.
Além disso, existem muitos livros sobre maternidade e como cuidar do bebê. Eles podem oferecer alguma ajuda. Mas se você ler vários, irá perceber que especialistas também têm opiniões diferentes sobre a arte de cuidar de um filho.
Pedir ajuda
Ser mãe é uma grande responsabilidade. É normal ficar nervosa, mas você não está sozinha. Muitas pessoas podem aconselhá-la, como seu parceiro, seu médico, família ou amigos.
Outras mães também podem ser de grande ajuda. Compartilhar suas experiências ajudará a ver que é normal ter medo de não ser boa mãe. Isso prova que você se preocupa com seu bebê e quer se sair bem.
Não desanime e mantenha a coragem! Todo mundo precisa de tempo para encontrar seu jeito de ser mãe e, gradualmente, você irá identificar os melhores métodos para cuidar do seu bebê.
Este é um material informativo sobre medo de ser mãe. Consulte sempre o médico.