Gravidez

      Como lidar com o medo do parto quando a hora H se aproxima

      por Equipe Danone Baby 21 de outubro de 2019 5 minutes

      Nada é mais normal do que sentir medo ou ficar nervosa conforme o parto se aproxima

      Depois de nove meses, você está com um barrigão e ficará cada vez mais impaciente para segurar seu filho pela primeira vez em seus braços. Se esta é sua primeira gravidez, você também pode se sentir muito nervosa sobre o parto.

      Veja abaixo algumas dicas para que você se sinta mais segura.

      Cuidado com as experiências alheias

      Conversar com outras mamães é o melhor que você pode fazer. Porém, muitas mulheres não têm boas lembranças do parto. Elas podem ter sofrido complicações ou suas expectativas podem ter sido frustradas.

      Não se deixe enganar pelas histórias extremas que você ouvir. Todo parto é trabalhoso, mas, com um bom preparo, não é necessário colocar muita pressão sobre esse momento tão importante. Também é melhor para o bebê viver essa experiência sem estresse.

      Dor no parto

      As contrações são necessárias, mas também podem ser muito dolorosas. Por outro lado, você irá produzir endorfinas durante o parto: hormônios que trazem a sensação de felicidade que a ajudarão a esquecer um pouco a dor.

      Também é bom saber que existem maneiras diferentes de combater a dor durante o parto, caso a experiência fique muita dolorosa, como o uso de anestesia. Converse antes com o seu obstetra sobre os procedimentos possíveis. Estar bem informada e ter um plano de atuação vão te deixar mais calma e confiante.

      Questões e incertezas

      Mesmo que você tenha feito cursos preparatórias para o nascimento e lido vários livros sobre o assunto, ainda pode ter perguntas. Não hesite em perguntar às mães ao seu redor, conversar com o seu ginecologista ou com o seu parceiro.

      Algumas mulheres têm um parto mais difícil do que outras e é impossível prever como será a sua experiência. Lembre-se de que você está cercada de apoio e isso é o mais importante!

      Este é um material informativo sobre medo do parto. Consulte sempre o médico.

      LEIA MAIS