Gravidez

      Como se preparar para a amamentação durante a gravidez

      por Equipe Danone Baby 26 de Junho de 2018 5 minutos

      Saiba o que fazer e o que evitar para facilitar o processo de amamentação

      Mães marinheiras de primeira viagem sentem muitos medos, receios e dúvidas sobre a maternidade e, dentre os vários aspectos que chegam a tirar o sono, está a amamentação. Algumas mulheres conseguem amamentar sem nenhuma dificuldade, entretanto há outras que têm muitas dificuldades - o que vai de dores extremas ao desafio de ensinar o bebê a fazer a sucção da forma mais apropriada.

      Se alguns dos desafios só poderão ser enfrentados no dia a dia, após o nascimento, há uma série de ações que, se tomadas durante a gestação, podem facilitar o processo de amamentar.

      Durante a gravidez, o corpo se prepara naturalmente para o aleitamento. Como os ductos mamários e as células que vão produzir o leite estão se desenvolvendo, logo a região fica mais irrigada de sangue e, consequentemente, os seios crescem.

      aplv-1-1-807x350.jpg

      Nesse período todo que antecede o parto algumas medidas de preparo para o aleitamento são importantes. Veja algumas delas:

      - A partir do sexto mês de gestação, lavar os mamilos apenas com água (sem sabonete ou qualquer outro cosmético).

      - Massagear a área do mamilo, especialmente se eles forem planos ou invertidos, pode ajudar na adaptação da mama ao processo da ordenha.

      - Expor os mamilos ao sol durante dez minutos, com a proteção de filtro solar e evitando o horário entre dez horas da manhã e quatro da tarde, pode ajudar a deixá-los mais resistentes a rachaduras e fissuras.

      O que não fazer:

      - Não use qualquer pomada sobre os mamilos ou as auréolas. Esses cremes e pomadas, além de não ajudarem, podem sensibilizar os mamilos e deixá-los muito menos resistentes à amamentação

      - Não esfregue os mamilos com esponja para torná-los mais resistentes. Essa prática, em vez de ajudar, pode deixá-los feridos por conta das fricções.

      No fim, além de qualquer preparo, é importante que as mulheres saibam que a melhor proteção para os mamilos é a amamentação irrestrita, o suporte emocional e a disposição. Uma boa ideia é começar já na sala de parto. A amamentação na primeira hora de vida estimula a produção de hormônios que ajudam a mãe a ter mais leite, mantém o corpo do bebê aquecido e intensifica as contrações uterinas - isso ajuda a diminuir o sangramento e, logo, facilita com que o útero volte ao tamanho anterior.

      Conheça: Loja Oficial da Danone


      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

      Ministério da Saúde (“Como ajudar as mães a amamentar”, de F. Savage King)

      Sociedade Brasileira de Pediatria ("Filhos - Da Gravidez aos 2 Anos de Idade")

       

      Leia mais

      Perguntas sobre nossos produtos?

      Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!