Gravidez

      Como ter mais energia e lidar com o cansaço na gravidez

      por Equipe Danone Baby 28 de junho de 2019 5 minutes

      O cansaço na gestação é consequência da ação de hormônios e dos preparativos do corpo da mulher para garantir o desenvolvimento do bebê

      Gerar um bebê é algo muito especial na vida das mulheres, mas também é cansativo. Todo o corpo muda para abrigar o bebê que se desenvolve e cresce a cada dia. Por isso, é preciso aproveitar todo tempo livre para descansar. 

      O cansaço no início da gravidez

      Nada mais natural do que sentir cansaço na gravidez. Particularmente nas primeiras semanas, o corpo está passando por mudanças intensas. A fabricação da placenta requer muita energia. Os hormônios, como o HCG (gonadotrofina coriônica) também dão uma enorme sensação de cansaço.

      Além disso, o início da gravidez é caracterizado por uma queda na pressão sanguínea e na glicemia. Isso é consequência da criação de um grande número de novos pequenos vasos sanguíneos nos órgãos e na placenta. Como a produção de sangue extra ocorre um pouco mais devagar do que a criação desses pequenos vasos, a pressão sanguínea nas artérias cai. Quanto ao açúcar no sangue, os níveis caem um pouco porque o embrião está demandando muita glicose no momento.

      Esse cansaço também pode ser considerado um ponto positivo nas primeiras semanas: para muitas mulheres, é o primeiro sinal de gravidez.

      O cansaço no final da gravidez

       

      Muitas mulheres grávidas se sentem bem no segundo trimestre. Transbordam energia e a barriga arredondada ainda não é um obstáculo real ao movimento. No último trimestre, por outro lado, tudo isso mudará novamente. O cansaço reaparece frequentemente. 

      Com o "peso extra" é comum ter de ir ao banheiro com mais frequência durante a noite e, por causa de dores nas costas, na pélvis ou na barriga proeminente, fica difícil encontrar uma posição confortável para dormir. 

      Como ter mais energia na gravidez?

      Seja gentil consigo mesma e com o seu bebê e tente acalmar seu corpo e mente. Algumas dicas:

      1 - Você não precisa fazer tudo sozinha. Deixe seu parceiro, seus amigos e sua família ajudá-la.

      2 - Mime-se com um bom livro, tome um banho longo ou assista a um filme. Seja o que for, faça coisas que relaxem.

      3 - Uma caminhada ao ar livre tem o poder de revigorar. Pense também em aulas de yoga para mulheres grávidas. Dê a si mesma um momento de tranquilidade.

      4 - Tire uma soneca. Com 15 a 20 minutos de sono, você irá recarregar as baterias.

      5 - Tente relaxar antes de ir para a cama e evite ficar pensando em questões a resolver. Você sempre pode resolvê-las no dia seguinte.

      6 - Tente dormir de lado com uma pequena almofada entre os joelhos dobrados, outra sob o estômago e possivelmente uma para apoiar as costas.

      7 - Se você não adormecer ou acordar no meio da noite, fique na cama. Dessa forma, seu corpo continua descansando e você não acorda completamente exausta. É melhor respeitar seu ritmo biológico.

      8 - Tente ter uma dieta saudável e variada para receber a energia necessária. Se o seu corpo tiver deficiência de ferro, aumente a ingestão de alimentos ricos no nutriente, como carne, nozes, produtos integrais e vegetais de folhas verdes. Se você comer um alimento que contenha vitamina C (como uma porção de frutas, um copo de suco de laranja fresco ou legumes) a cada refeição, será mais fácil assimilar o ferro em sua dieta.

      9 - Limite o consumo de produtos ricos em açúcar: eles aumentam seu nível de energia a princípio, mas assim que são assimilados você se sente ainda mais cansada do que antes.

      Este é um material informativo sobre cansaço na gravidez. Consulte sempre o médico e/ou nutricionista.

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