Gravidez

      Desejos na gravidez: por que ocorrem e como satisfazê-los com segurança

      por Equipe Danone Baby 29 de outubro de 2019 5 minutes

      Os desejos na gravidez são comuns e podem incluir alimentos bizarros e até mesmo terra, carvão ou giz.

      Todo mundo já ouviu histórias engraçadas e até bizarras sobre desejo na gravidez, como a gestante que acordou no meio da noite com vontade de comer pizza de bacalhau. Tais situações são comuns e podem incluir os mais estranhos alimentos. 

      Os desejos na gravidez podem ser causados ​​por flutuações nos hormônios, ou o corpo pode estar pedindo por vitaminas ou nutrientes que estão em falta. Se a gestante está com vontade de comer azeitonas salgadas, por exemplo, pode ser que o organismo queira que você aumente sua ingestão de sódio.

      Mesmo quem nunca tenha tido apetite por fatias de limão ou beterraba antes, pode ter uma fome insaciável por elas quando estiver grávida. Não há uma regra sobre quando essas vontades devem começar, ou até mesmo se elas irão realmente ocorrer. 

      Os desejos por comida podem ter início a partir do momento em que o corpo começa a liberar hormônios da gravidez. De fato, novas ânsias ou aversões a alimentos estão frequentemente entre os primeiros e mais notáveis ​​sinais de gravidez.

      A força dos desejos pode flutuar durante a gravidez e pode mudar de um mês para o outro. Segundo estudos, os desejos por comidas salgadas costumam ser mais comuns no primeiro trimestre, enquanto as mães relatam mais desejos de doces no segundo trimestre. No final da gestação, os alimentos salgados voltam a ser os preferidos.

      Os mais comuns desejos de gravidez

      Os desejos de gravidez variam bastante e podem incluir:

      • Frutas azedas e cítricas, como laranjas e limões;
      • Laticínios;
      • Alimentos picantes e quentes;
      • Sobremesas doces e açucaradas;
      • Salgados

      Embora os desejos possam ser fortes, é melhor evitar muitos alimentos açucarados, salgados ou gordurosos. É sempre indicado procurar opções mais saudáveis, como frutas secas e nozes para satisfazer o apetite.

      Outros desejos de gravidez

      Nem sempre os desejos de gravidez são por comida. Acredite ou não, mas há mulheres que sentem vontade de comer carvão, terra e até giz. Ninguém sabe bem por que as mulheres grávidas o experimentam, mas pode ser um sintoma de uma deficiência mineral ou a maneira como o corpo tenta aliviar a náusea.  

      Pode parecer óbvio, mas nenhum desses desejos não alimentares devem ser respondidos.   

      Em vez disso, tente se distrair indo a passear, tomando um banho ou comendo um lanche ou refeição nutritiva. Certifique-se de informar sua parteira ou médico para que eles possam apoiá-la para ter certeza de que você está recebendo a nutrição correta em sua dieta.

      Mantendo uma dieta balanceada

      Comer refeições nutritivas regulares é a melhor maneira de garantir que o bebê receba os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável. Então, se estiver com vontade de comer alimentos açucarados ou com alto teor de gordura, é indicado procurar alternativas mais saudáveis, como:

      • Trocar barras de chocolate por frutas secas;
      • Trocar um bolo por torradas integrais com geleia;
      • Trocar batatas fritas por azeitonas, um punhado de nozes e sementes ou queijo e biscoitos;
      • Trocar a sobremesa de sorvete por uma sobremesa à base de frutas.

      Este é um material informativo sobre desejos na gravidez. Consulte sempre o médico e/ou nutricionista.

      Bibliografia: 1. Horloff NC, Hormes JM. - Pickles and ice cream! Food cravings in pregnancy; López LB et al. - Maternal iron status and neonatal outcomes in women with pica during pregnancy; Kettaneh A et al. - Pica and food craving in patients with iron-deficiency anemia: a case-control study in France; Belzer LM et al. - Food cravings and intake of sweet foods in healthy pregnancy and mild gestational diabetes mellitus. A prospective study; NHS UK - Salt: the facts

      LEIA MAIS