Gravidez

      Dicas para se preparar para o parto

      por Equipe Danone Baby 24 de outubro de 2019 5 minutes

      Para ajudá-la a se preparar para o trabalho de parto, tente exercícios de respiração, massagens e muito mais

      À medida que a gravidez avança e a data prevista de parto se aproxima, você pode começar a preparar seu corpo e mente para a hora H. De fato, quanto mais preparada estiver, menos ansiosa ficará quando as contrações começarem.

      Como preparar o seu corpo para o parto

      Existem alguns exercícios que você pode fazer nas últimas semanas de gravidez para ajudar a preparar seu corpo para o desafio futuro. 

      1. Bola de parto

      A partir das 30 semanas de gravidez, você pode praticar o uso da bola de parto. Isso ajuda sua postura e pode incentivar a cabeça do bebê a se mover para o local correto. Muitas aulas pré-natais incluirão uma demonstração de como você pode usar a bola de parto - tanto na preparação para o parto como durante o nascimento.

      2. Massagem perineal

      Seu períneo é a área entre a vagina e o ânus. Durante o parto, existe o risco de o períneo romper. A massagem perineal após cerca de 35 semanas de gravidez pode ajudar a afrouxar esse tecido e reduzir a probabilidade de rompimento.

      Tente massageá-lo de duas a três vezes por semana. Ou, se você não gosta da idéia de massagem, há outras opções disponíveis para ajudar a aumentar o períneo. Informe-se com o seu médico.

      3. Técnicas de respiração

      Busque por informações sobre técnicas de respiração para ajudá-la a lidar com as contrações. Pratique-as para que esteja melhor preparada quando estiver em trabalho de parto.

      Preparando a mente para o parto

      É natural sentir medo e ansiedade sobre o trabalho de parto. Para ajudar a aliviar essa sensação, faça um curso pré-natal (de preferência na companhia do seu parceiro) e leia o máximo que puder. Compreender o que a espera em todas as etapas, ajudará a manter a calma quando o processo começar. Por fim, com a ajuda do seu médico, escreva um plano que descreva o tipo de parto que você deseja. 

      Este é um material informativo sobre preparativos para o parto. Consulte sempre o médico. 

      LEIA MAIS